Os Elementos do Saber Profissional na Formação em Educação em Ciências e Matemática do Acre

Autores

Palavras-chave:

elementos do saber profissional, Formação de professores, História da Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo José dos Santos Pereira, Instituto Federal do Acre - IFAC

Doutor em Educação, em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), na Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT (2022). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre (2016). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Acre (2008). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase no Ensino de Matemática e na Rede de Feiras de Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores que Ensinam Ciências e Matemática - FORPROCIM/IFAC. Tem experiências no movimento de feiras de matemática no âmbito nacional e estadual desde Março de 2013. Tem experiência na pesquisa em História da Educação Matemática, no ramo dos saberes profissionais, particularmente em um dos elementos do saber profissional, a matemática para ensinar.

Referências

BERTINI, L. de F.; MORAIS, R. dos S.; VALENTE, W. R. A Matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

PEREIRA, P. J. S. (2022). As disciplinas pedagógicas de Práticas de Ensino no curso de Licenciatura em Matemática da UFAC, no período de 1962 a 1992, como constituintes de um saber específico da docência – uma matemática para ensinar. (Tese em História da Educação Matemática), pelo Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e

Matemática/REAMEC, da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT. Disponível na plataforma do repositório digital.

Anais do XXII Seminário Temático Internacional, p. xx-xx, Maio, 2024. <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245254>. Acesso em 24 de junho de 2022, as 19h30.

PEREIRA, P. J. S. (2023). A Matemática para Ensinar no Curso de Licenciatura em Matemática da UFAC, no Período de 1962 a 1992: Um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensino. HISTEMAT, Rio Branco/AC, setembro 2023.

VALENTE, W. R. (2017). A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: R. Hofstetter & W. R. Valente(org.). Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. (p. 201-228, 1 Ed.). São Paulo: Editora Livraria da Física.

VALENTE, W. R. (2019). Saber Objetivado e Formação de Professores: Reflexões Pedagógico-Epistemológicas. Revista História da Educação (Online). 2019, v. 23: e77747. Disponível no DOI: <http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/77747>. Acessado em 21 de março das 2024, as 09h45.

Canal do Youtube do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que Ensinam Ciências e Matemática. Palestras da II Jornada Formativa de Educação em Ciência e Matemática do Acre. YouTube, 08, 09 e 10 de novembro de 2023.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=owo7agMm_zQ&list=PLv3zmX8MKf3HdOCqmo2TXxK5kdjkBAzB>. Acessado em 20 de março de 2024, as 10h27.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 10     PDF downloads: 4

Como Citar

RODRIGO PESSOA SILVA, E.; PEREIRA, P. J. dos S. Os Elementos do Saber Profissional na Formação em Educação em Ciências e Matemática do Acre. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–7, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/372. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.