TABULEIRO DE XADREZ DE JOHN NAPIER: uma Tabela de Multiplicações
Palavras-chave:
Tabuleiro de Xadrez, Operação de Multiplicação, História da MatemáticaDownloads
Referências
ALMEIDA, J. P. de; PEREIRA, A. C. C. A Aritmética de Localização de John Napier para a multiplicação. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 43–56, 2020. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/59.
ALMEIDA, J. P. de; PEREIRA, A. C. C. A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 691–706, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4936.
ALMEIDA, J. P. de; PEREIRA, A. C. C. Conceitos matemáticos na graduação numérica do instrumento Tabuleiro de Xadrez de John Napier com base em uma prática universitária. Ensino & Multidisciplinaridade, São Luís, v. 8, n. 2, p. e1022, 1–10, 2023. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/20103.
ALMEIDA, J. P. de; PEREIRA, A. C. C. O Tabuleiro de Xadrez de John Napier para um estudo da operação de divisão. REMATEC, [S. l.], v. 19, n. 47, p. e2024009, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024009.id580. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/580.
OLIVEIRA, Franscisco Wagner Soares. O instrumento jacente no plano na transição da geometria plana para a espacial na formação de professores. 2023. 150 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023.
NAPIER, J. Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgulas: cum appendice de expeditíssimo Multiplicationes promptuario, quibus acessit e arithmeticea localis liber unus. In: RICE, B.; GONZÁLEZ-VELASCO, E.; CORRIGAN, A. The Life and Works of John Napier. Cham: Springer, 2017. p. 652-749.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.
SAITO, F.; DIAS, M. da S. Interface entre história da Matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p.89-111, mar. 2013.
SAITO, F. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
SWETZ, F. Capitalism and Arithmetic. La Salle: Open Court, 1987.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 47 PDF downloads: 32