UM PANORAMA CIENTÍFICO ACERCA DA UBP COMO PROPOSTA DIDÁTICA NA INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO
Palavras-chave:
Unidade Básica de Problematização, Ensino de Matemática, InterfaceDownloads
Referências
AMARANTE, R. O. Os conhecimentos geométricos mobilizados no uso do astrolábio náutico do português Simão D’Oliveira (1606) na formação do licenciando em matemática. 2023. 206 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2023.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.
BRASIL. M. E.. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F.; TRINDADE, L. S. P.. História da ciência para formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2014. 118 p.
FERREIRA, N. S. A. (2002). As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272.
GIL, R. .; PEREIRA SMITH, D. E. . Leonhard euler e sua lettre xv para princesa alemã uma proposta de ubp para o ensino médio abordando a transversalidade entre temas. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 30–40, 2020.
MASSENO, T. C. S. Um estudo do tratado L'usage du compas de proportion (1631) do francês Didier Henrion para exploração dos conhecimentos geométricos na formação inicial do professor. 2023. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2023.
MEDEIROS, Álvaro L. M.; MENDES, I. A. The geometry of René Descartes through a basic unit of problematization. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 3, p. e55611326955, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i3.26955.
Anais do XXII Seminário Temático Internacional, p. xx-xx, Maio, 2024.
Revista REAMEC, Cuiabá (MT), v. 8, n. 1, p. xx-xx, janeiro-abril, 2020.
XXII Seminário Temático Internacional
PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO E PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SÉCULO XX
São Luis – Maranhão, 22 a 24 de maio de 2024
GHEMAT-Brasil
ISSN: 2357-9889
e-ISSN: 2318-6674
33912/AGRO.2596-0644.2019.v2.n2.p3-17.id531
MIGUEL, A.; MENDES, I. A. Mobilizing histories in mathematics teacher education: memories, social practices, and discursive games. In: ZDM Mathematics Education, n. 42, p. 381-392, 2010.
MIGUEL, A. Lista Única de Unidades Básicas de Problematização Indisciplinar. http://pt.scribd.com/doc/76381173/ANTIGALISTAUNICAUBPs2010#scribd. 2010.
PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática:: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 109–122, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i14.225.
SAITO, F.; DIAS, M. S. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século xvi. Ciência & Educação (Bauru), [S.L.], v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132013000100007.
SILVA, W. S. da. A pesquisa qualitativa em educação. Horizontes - Revista de Educação ISSN 2318-1540, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 97–105, 2015
SOARES, E. C. Uma Investigação Histórica sobre os logaritmoscom sugestões didáticas para a sala de aula. Dissertação (Mestrado emEnsino de Ciências Naturais e Matemática)–Universidade Federal do Rio Grandedo Norte, 2011.
TAVARES, M. O.; PEREIRA, A. C. C.. A UBP e sua inserção no ensino de Matemática: Uma proposta utilizando a obra Matemática Lúdica de Leon Battista Alberti (1404 – 1472). Revista BOEM, Florianópolis, v. 5, n. 8, p. 21–36, 2017.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 44 PDF downloads: 28