UM PANORAMA CIENTÍFICO ACERCA DA UBP COMO PROPOSTA DIDÁTICA NA INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO

Autores/as

Palabras clave:

Unidade Básica de Problematização, Ensino de Matemática, Interface

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marina Oliveira Tavares, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, pós-graduada em Ensino de Matemática pela Faculdade Única de Ipatinga e em Docência em Matemática e Práticas Pedagógicas pela Facuminas, foi bolsista pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP e faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores e Ensino de Matemática na Educação Básica. Atuou como professora na rede municipal de Fortaleza, em uma unidade franqueada da instituição de ensino Kumon e como professora de Matemática na Escola Dr Cesar Cals pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Atualmente é tutora presencial do curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio da Universidade Estadual do Ceará.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de Especialização em ensino de matemática para o ensino médio da UECE, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE, Coordenadora de área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). É vice-diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional do Ceará (SBEMCE) e Secretária Executiva da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

Citas

AMARANTE, R. O. Os conhecimentos geométricos mobilizados no uso do astrolábio náutico do português Simão D’Oliveira (1606) na formação do licenciando em matemática. 2023. 206 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.

BRASIL. M. E.. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F.; TRINDADE, L. S. P.. História da ciência para formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2014. 118 p.

FERREIRA, N. S. A. (2002). As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272.

GIL, R. .; PEREIRA SMITH, D. E. . Leonhard euler e sua lettre xv para princesa alemã uma proposta de ubp para o ensino médio abordando a transversalidade entre temas. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 30–40, 2020.

MASSENO, T. C. S. Um estudo do tratado L'usage du compas de proportion (1631) do francês Didier Henrion para exploração dos conhecimentos geométricos na formação inicial do professor. 2023. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2023.

MEDEIROS, Álvaro L. M.; MENDES, I. A. The geometry of René Descartes through a basic unit of problematization. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 3, p. e55611326955, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i3.26955.

Anais do XXII Seminário Temático Internacional, p. xx-xx, Maio, 2024.

Revista REAMEC, Cuiabá (MT), v. 8, n. 1, p. xx-xx, janeiro-abril, 2020.

XXII Seminário Temático Internacional

PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO E PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SÉCULO XX

São Luis – Maranhão, 22 a 24 de maio de 2024

GHEMAT-Brasil

ISSN: 2357-9889

e-ISSN: 2318-6674

33912/AGRO.2596-0644.2019.v2.n2.p3-17.id531

MIGUEL, A.; MENDES, I. A. Mobilizing histories in mathematics teacher education: memories, social practices, and discursive games. In: ZDM Mathematics Education, n. 42, p. 381-392, 2010.

MIGUEL, A. Lista Única de Unidades Básicas de Problematização Indisciplinar. http://pt.scribd.com/doc/76381173/ANTIGALISTAUNICAUBPs2010#scribd. 2010.

PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática:: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 109–122, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i14.225.

SAITO, F.; DIAS, M. S. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século xvi. Ciência & Educação (Bauru), [S.L.], v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132013000100007.

SILVA, W. S. da. A pesquisa qualitativa em educação. Horizontes - Revista de Educação ISSN 2318-1540, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 97–105, 2015

SOARES, E. C. Uma Investigação Histórica sobre os logaritmoscom sugestões didáticas para a sala de aula. Dissertação (Mestrado emEnsino de Ciências Naturais e Matemática)–Universidade Federal do Rio Grandedo Norte, 2011.

TAVARES, M. O.; PEREIRA, A. C. C.. A UBP e sua inserção no ensino de Matemática: Uma proposta utilizando a obra Matemática Lúdica de Leon Battista Alberti (1404 – 1472). Revista BOEM, Florianópolis, v. 5, n. 8, p. 21–36, 2017.

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 44     PDF (Português (Brasil)) downloads: 28

Cómo citar

OLIVEIRA TAVARES, M.; COSTA PEREIRA, A. C. UM PANORAMA CIENTÍFICO ACERCA DA UBP COMO PROPOSTA DIDÁTICA NA INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–7, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/367. Acesso em: 21 nov. 2024.