SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NAS MONOGRAFIAS DA UFT ARAGUAÍNA (2003-2011)

Autores

Palavras-chave:

Saberes a e para Ensinar Matemática, Monografias, História da Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogerio dos Santos Carneiro, Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte Tocantins - UFNT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC); Mestre em Educação Matemática, Universidade Severino Sombra (USS); Licenciado em Matemática, Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte Tocantins - UFNT, docente da Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Centro de Ciências Integradas (CCI-Cimba) Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática; Educação Financeira e Matemática.

Referências

BOAVIDA, A. M. D. R. L. Resolução de problemas em educação matemática: contributo para uma análise epistemológica e educativa das representações pessoais dos professores. 1993. 303 f. Dissertação (Mestrado) Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento. 2 Volumes (Vol. I), Lisboa.

BURKE, P. O que é história do conhecimento? ed.1. São Paulo: Unesp, 2016.

CHARTIER, R. A História cultural: Entre Práticas e Representações. Lisboa: DIFEL,

CHARTIER, R. Os desafios da escrita. São Paulo: UNESP, 2002.

CHOPPIN, A. O historiador e o livro escolar. História da Educação. ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, p. 5-24, abril 2002.

DE CERTEAU, M. A Escrita da História. Rio de janeiro: Forense Universitária, 1982.

HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professor. São Paulo. Livraria da Física. p. 113-172, 2017.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação. n°1 jan./jun. 2001.

MORAES JÚNIOR, R. J. Elementos do saber profissional na formação do professor de matemática da Universidade Federal do Amazonas: uma matemática para ensinar (1980-1995). Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática). Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Manaus, 2022.

PROST, A. Douze leçons sur l’histoire. Paris: Éditions du Seuil, 1996.

SOUZA, J. E.; GIACOMINI. C. Análise documental como ferramenta metodológica em história da educação: um olhar para pesquisas locais. Cadernos CERU, Série 2, Vol. 32, n. 1, jun. 2021.

Valente, W. R. A matemática a ensinar e para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: HOFSTETTER R. & VALENTE W.R. (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. Física, 2017. 1 ed., p. 201-226.

VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V2.2, p.28-49, UFSC: 2007.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 12     PDF downloads: 15

Como Citar

DE JESUS TEIXEIRA, A.; DOS SANTOS CARNEIRO, R. SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NAS MONOGRAFIAS DA UFT ARAGUAÍNA (2003-2011). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/292. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores