SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NAS MONOGRAFIAS DA UFT ARAGUAÍNA (2003-2011)

Autores

Palavras-chave:

Saberes a e para Ensinar Matemática, Monografias, História da Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Apoliana de Jesus Teixeira, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, TO, Brasil. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). ORCID: https://orcid.org/0009-0003-3891-2363. LATTES: http://lattes.cnpq.br/0915735202258166. E-mail: apoliana.teixeira@mail.uft.edu.br

Rogerio dos Santos Carneiro, Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte Tocantins - UFNT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC); Mestre em Educação Matemática, Universidade Severino Sombra (USS); Licenciado em Matemática, Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte Tocantins - UFNT, docente da Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Centro de Ciências Integradas (CCI-Cimba) Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática; Educação Financeira e Matemática.

Referências

BOAVIDA, A. M. D. R. L. Resolução de problemas em educação matemática: contributo para uma análise epistemológica e educativa das representações pessoais dos professores. 1993. 303 f. Dissertação (Mestrado) Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento. 2 Volumes (Vol. I), Lisboa.

BURKE, P. O que é história do conhecimento? ed.1. São Paulo: Unesp, 2016.

CHARTIER, R. A História cultural: Entre Práticas e Representações. Lisboa: DIFEL,

CHARTIER, R. Os desafios da escrita. São Paulo: UNESP, 2002.

CHOPPIN, A. O historiador e o livro escolar. História da Educação. ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, p. 5-24, abril 2002.

DE CERTEAU, M. A Escrita da História. Rio de janeiro: Forense Universitária, 1982.

FREITAS, E. M. História Local e Ensino de História: a pesquisa na graduação e a produção do conhecimento sobre história local. In: XXVII Simpósio Nacional de História. Natal-RN: Associação Nacional de História (ANPUH), 2013.

HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professor. São Paulo. Livraria da Física. p. 113-172, 2017.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação. n°1 jan./jun. 2001.

MORAES JÚNIOR, R. J. Elementos do saber profissional na formação do professor de matemática da Universidade Federal do Amazonas: uma matemática para ensinar (1980-1995). Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática). Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Manaus, 2022.

PROST, A. Douze leçons sur l’histoire. Paris: Éditions du Seuil, 1996.

SOUZA, J. E.; GIACOMINI. C. Análise documental como ferramenta metodológica em história da educação: um olhar para pesquisas locais. Cadernos CERU, Série 2, Vol. 32, n. 1, jun. 2021.

VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V2.2, p.28-49, UFSC: 2007.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 62     PDF downloads: 52

Como Citar

TEIXEIRA, A. de J.; CARNEIRO, R. dos S. SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NAS MONOGRAFIAS DA UFT ARAGUAÍNA (2003-2011). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/292. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores