SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NAS MONOGRAFIAS DA UFT ARAGUAÍNA (2003-2011)
Palavras-chave:
Saberes a e para Ensinar Matemática, Monografias, História da Educação MatemáticaDownloads
Referências
BOAVIDA, A. M. D. R. L. Resolução de problemas em educação matemática: contributo para uma análise epistemológica e educativa das representações pessoais dos professores. 1993. 303 f. Dissertação (Mestrado) Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento. 2 Volumes (Vol. I), Lisboa.
BURKE, P. O que é história do conhecimento? ed.1. São Paulo: Unesp, 2016.
CHARTIER, R. A História cultural: Entre Práticas e Representações. Lisboa: DIFEL,
CHARTIER, R. Os desafios da escrita. São Paulo: UNESP, 2002.
CHOPPIN, A. O historiador e o livro escolar. História da Educação. ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, p. 5-24, abril 2002.
DE CERTEAU, M. A Escrita da História. Rio de janeiro: Forense Universitária, 1982.
HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professor. São Paulo. Livraria da Física. p. 113-172, 2017.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação. n°1 jan./jun. 2001.
MORAES JÚNIOR, R. J. Elementos do saber profissional na formação do professor de matemática da Universidade Federal do Amazonas: uma matemática para ensinar (1980-1995). Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática). Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Manaus, 2022.
PROST, A. Douze leçons sur l’histoire. Paris: Éditions du Seuil, 1996.
SOUZA, J. E.; GIACOMINI. C. Análise documental como ferramenta metodológica em história da educação: um olhar para pesquisas locais. Cadernos CERU, Série 2, Vol. 32, n. 1, jun. 2021.
Valente, W. R. A matemática a ensinar e para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: HOFSTETTER R. & VALENTE W.R. (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. Física, 2017. 1 ed., p. 201-226.
VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V2.2, p.28-49, UFSC: 2007.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 12 PDF downloads: 15