CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS SOBRE RECURSOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Educação matemática, Recursos pedagógicos, documentos oficiaisDownloads
Referências
BRASIL. Decreto n° 62411, de 15 de março de 1968. Aprova o estatuto da Fundação Nacional do Material Escolar (FENAME) e dá outras providências. Disponivel em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-62411-15-marco-1968-403549-publicacaooriginal-1 pe.html#:~:text=A%20Funda%C3%A7%C3%A3o%20Nacional%20do%20Material%20Escolar%20(FENAME)%2C%20institu%C3%ADda%20nos,2%C2%BA.>. Acesso em 07 de mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria Executiva. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: MEC/SEB,2017.
BORGES, R. A. S. Circulação e apropriação do ideário do movimento da matemática moderna nas séries iniciais: as revistas pedagógicas no Brasil e em Portugal. 2011. 223 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2011.
DUARTE, A. R. S. Euclides Roxo e a Proposta Modernizadora do Ensino da Matemática. Com a Palavra, o Professor. São Paulo, v. 4, n. 8, p. 300–317, Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/54. Acesso em: 13 mar. 2024.
NACARATO, A. M. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática - Publicação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. São Paulo, v. 09, n. 09 e 10, p. 1-6, jan. 2005. Disponível em: <https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/issue/view/21>. Acesso em 07 de mar. 2024.
PEREIRA, P. J. S. As disciplinas pedagógicas de prática de ensino no curso de licenciatura em matemática da UFAC, no período de 1962 a 1992, como constituintes de um saber específico da docência – uma matemática para ensinar. 2022. 202 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2022.
VALENTE. W. R; METZ. L. I. Bastidores da elaboração dos PCN: os experts e a produção curricular. Zetetiké. Campinas, v. 30, p, 1-17, abr. 2022. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235440>. Acesso em: 11 de mar. 2024.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 6 PDF downloads: 5