CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS DOS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA, 1920 - 1990

Autores

Palavras-chave:

Educação matemática, Recursos pedagógicos, documentos oficiais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilclidiane Fidelis Lira, Instituto Federal do Acre - IFAC

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Acre (2018) e mestrado em Mestrado profissional no ensino de ciências e matemática pela Universidade Federal do Acre (2022). Atualmente é professora - Instituto Federal do Acre. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática

Paulo José dos Santos Pereira, Instituto Federal do Acre - IFAC

Doutor em Educação, em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), na Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT (2022). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre (2016). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Acre (2008). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase no Ensino de Matemática e na Rede de Feiras de Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores que Ensinam Ciências e Matemática - FORPROCIM/IFAC. Tem experiências no movimento de feiras de matemática no âmbito nacional e estadual desde Março de 2013. Tem experiência na pesquisa em História da Educação Matemática, no ramo dos saberes profissionais, particularmente em um dos elementos do saber profissional, a matemática para ensinar.

Referências

BRASIL. Decreto n° 62411, de 15 de março de 1968. Aprova o estatuto da Fundação Nacional do Material Escolar (FENAME) e dá outras providências. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-62411-15-marco-1968-403549-publicacaooriginal-1-pe.html#:~:text=A%20Funda%C3%A7%C3%A3o%20Nacional%20do%20Material%20Escolar%20(FENAME)%2C%20institu%C3%ADda%20nos,2%C2%BA.>. Acesso em 07 de mar. 2024.

BORGES, R. A. S. Circulação e apropriação do ideário do movimento da matemática moderna nas séries iniciais: as revistas pedagógicas no Brasil e em Portugal. 2011. 223 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2011.

DUARTE, A. R. S. Euclides Roxo e a Proposta Modernizadora do Ensino da Matemática. Com a Palavra, o Professor. São Paulo, v. 4, n. 8, p. 300–317, Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/54. Acesso em: 13 mar. 2024.

VALENTE. W. R; METZ. L. I. Bastidores da elaboração dos PCN: os experts e a produção curricular. Zetetiké. Campinas, v. 30, p, 1-17, abr. 2022. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235440>. Acesso em: 11 de mar. 2024.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 47     PDF downloads: 33

Como Citar

LIRA, D. F.; PEREIRA, P. J. dos S. CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS DOS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA, 1920 - 1990. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/286. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores