A MATEMÁTICA DO ENSINO PARA A AMERICA LATINA PROPOSTA POR UBIRATAN D’AMBRÓSIO
Palavras-chave:
Ubiratan D'Ambrosio, APUA, Educação MatemáticaResumo
A proposta de pesquisa apresentada visa investigar a matemática do ensino e a articulação entre o saber a ensinar e para ensinar, proposta por D’Ambrosio para a América Latina. Com o objetivo de caracterizar a matemática do ensino nas reflexões e proposta de Ubiratan D’Ambrosio, em palestras destinadas aos profissionais que ensinam matemática na América Latina, será utilizado a análise de documentos relativos às palestras, de sua participação em congressos internacionais. Esta pesquisa será desenvolvida a partir das orientações sócio-históricas em conjunto com referências vindas da História cultural o que nos permite apoiar em Bertini, Morais e Valente (2017) para discutir os saberes do ensino e da formação, concernente a Matemática a ensinar e para ensinar criando novas perspectivas de questionamentos na trajetória do desenvolvimento da educação matemática, espera-se que a formação de professores se beneficie das evidências dos resultados da pesquisa, potencializando ações de atividades elaboradas para a educação matemática.
Downloads
Referências
ALMEIDA, A. F. de. Processos e dinâmicas de produção de novas matemáticas para o ensino e para a formação de professores: a expertise de Lydia Lamparelli. São Paulo (1961- 1985). 2021. 30 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021.
BAPTISTA, A. M. H. (Org.). Ubiratan D'Ambrosio: memórias esparsas em movimentos. São Paulo: BT Acadêmica. 152p. 2020.
BELLOTTO, H. L. Arquivos permanentes: tratamento documental. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2004.
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Tradução de D. B. Catani. São Paulo: Editora Unesp, 2004.
BORGES, R. A. S.; DUARTE, A. R. S.; CAMPOS, T. M. M. A formação do educador matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória. Bolema: Boletim de Educação Matemática, [S.L.], v. 28, n. 50, p. 1056-1076, dez. 2014. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n50a03.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWL, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. cap. 3. p. 113-172.
SILVA, H. Metodologias da pesquisa em história da educação matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1, 2012, Vitória da Conquista. Anais..., Vitória da Conquista/Bahia: UESB, 2012. Disponível em https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/issue/view/412. Acesso em: 25 abr. 2023.
VALENTE, W. R. Ubiratan D’Ambrosio: conversas, memórias, vida acadêmica, etnomatemática, história da matemática, inventário sumário do arquivo pessoal. São Paulo: Annablume/CNPq. 2007.
VALENTE, W. R.; BERTINI, L. de F.; MORAIS, R. dos S. Os saberes profissionais do professor de matemática: contribuições da história da educação matemática. Revista de Divulgação e Investigação de Educação Matemática, Juiz de Fora, v. 1, n. 1, p. 51-64, jul. 2017.
VALENTE, W. R. O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado. Revista Paradigma, Ribeirão Preto, v., n. 1, p. 190-201, jun. 2018.
VALENTE, W. R. Arquivos pessoais de professores e história do saber profissional da docência em matemática. Educação e Realidade, Edição eletrônica, v. 46, p. 1-16, 2021. Disponível em: <https://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/112052/64313>. Acesso em: 20 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 131 pdf downloads: 67