A MATEMÁTICA DO ENSINO PARA A AMERICA LATINA PROPOSTA POR UBIRATAN D’AMBRÓSIO

Autores

Palavras-chave:

Ubiratan D'Ambrosio, APUA, Educação Matemática

Resumo

A proposta de pesquisa apresentada visa investigar a matemática do ensino e a articulação entre o saber a ensinar e para ensinar, proposta por D’Ambrosio para a América Latina. Com o objetivo de caracterizar a matemática do ensino nas reflexões e proposta de Ubiratan  D’Ambrosio, em palestras destinadas aos profissionais que ensinam matemática na América Latina, será utilizado a análise de documentos relativos às palestras, de sua participação em congressos internacionais. Esta pesquisa será desenvolvida a partir das orientações sócio-históricas em conjunto com referências vindas da História cultural o que nos permite apoiar em Bertini, Morais e Valente (2017) para discutir os saberes do ensino e da formação, concernente a Matemática a ensinar e para ensinar criando novas perspectivas de questionamentos na trajetória do desenvolvimento da educação matemática, espera-se que a formação de professores se beneficie das evidências dos resultados da pesquisa, potencializando ações de atividades elaboradas para a educação matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliéte D'Estefani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul  (UFMS).

Referências

ALMEIDA, A. F. de. Processos e dinâmicas de produção de novas matemáticas para o ensino e para a formação de professores: a expertise de Lydia Lamparelli. São Paulo (1961- 1985). 2021. 30 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021.

BAPTISTA, A. M. H. (Org.). Ubiratan D'Ambrosio: memórias esparsas em movimentos. São Paulo: BT Acadêmica. 152p. 2020.

BELLOTTO, H. L. Arquivos permanentes: tratamento documental. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2004.

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Tradução de D. B. Catani. São Paulo: Editora Unesp, 2004.

BORGES, R. A. S.; DUARTE, A. R. S.; CAMPOS, T. M. M. A formação do educador matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória. Bolema: Boletim de Educação Matemática, [S.L.], v. 28, n. 50, p. 1056-1076, dez. 2014. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n50a03.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWL, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. cap. 3. p. 113-172.

SILVA, H. Metodologias da pesquisa em história da educação matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1, 2012, Vitória da Conquista. Anais..., Vitória da Conquista/Bahia: UESB, 2012. Disponível em https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/issue/view/412. Acesso em: 25 abr. 2023.

VALENTE, W. R. Ubiratan D’Ambrosio: conversas, memórias, vida acadêmica, etnomatemática, história da matemática, inventário sumário do arquivo pessoal. São Paulo: Annablume/CNPq. 2007.

VALENTE, W. R.; BERTINI, L. de F.; MORAIS, R. dos S. Os saberes profissionais do professor de matemática: contribuições da história da educação matemática. Revista de Divulgação e Investigação de Educação Matemática, Juiz de Fora, v. 1, n. 1, p. 51-64, jul. 2017.

VALENTE, W. R. O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado. Revista Paradigma, Ribeirão Preto, v., n. 1, p. 190-201, jun. 2018.

VALENTE, W. R. Arquivos pessoais de professores e história do saber profissional da docência em matemática. Educação e Realidade, Edição eletrônica, v. 46, p. 1-16, 2021. Disponível em: <https://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/112052/64313>. Acesso em: 20 mar. 2023.

Downloads

Publicado

2023-04-06

Métricas


Visualizações do artigo: 131     pdf downloads: 67

Como Citar

D’ESTEFANI, E. A MATEMÁTICA DO ENSINO PARA A AMERICA LATINA PROPOSTA POR UBIRATAN D’AMBRÓSIO. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–11, 2023. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/247. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

T1 – Propostas – Projetos em desenvolvimento sem resultados parciais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.