INDÍCIOS DO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA EXPERTISE DE Ubiratan D'Ambrosio: a escrita epistolar como fonte

Autores

Palavras-chave:

cartas, expertise, Ubiratan D’Ambrosio, educação matemática, história da educação matemática

Resumo

Este trabalho apresenta os primeiros movimentos de uma pesquisa de mestrado em andamento a qual tem escritas epistolares (cartas e/ou correspondências) como fontes primárias de pesquisa. Tais documentos/monumentos são parte do Acervo Pessoal Ubiratan D'Ambrosio (APUA), portanto, esta escrita se concentra em trazer indícios do processo de constituição da expertise desse professor, pesquisador matemático e educador matemático. A análise de tais processos, de constituição de expertises em educação, importa a pesquisas que investigam, por exemplo, a instauração de campos disciplinares, de sociedades científicas, a constituição de experts em educação entre outras, todas essas de natureza historiográfica. Neste texto são trazidos excertos de uma entrevista que Ubiratan concede a Borges e Duarte (2007) e duas cartas que possibilitam problematizar o tema em discussão.

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Biografia do Autor

Guilherme Mendonça, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Mestrando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Guarulhos, SP, Brasil

Rosilda dos Santos Morais, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Professora e pesquisadora na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2023-05-07

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Como Citar

MENDONÇA, G.; MORAIS, R. dos S. INDÍCIOS DO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA EXPERTISE DE Ubiratan D’Ambrosio: a escrita epistolar como fonte. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–12, 2023. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/246. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

T1 – Propostas – Projetos em desenvolvimento sem resultados parciais