INDÍCIOS DO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA EXPERTISE DE Ubiratan D'Ambrosio: a escrita epistolar como fonte
Palavras-chave:
cartas, expertise, Ubiratan D’Ambrosio, educação matemática, história da educação matemáticaResumo
Este trabalho apresenta os primeiros movimentos de uma pesquisa de mestrado em andamento a qual tem escritas epistolares (cartas e/ou correspondências) como fontes primárias de pesquisa. Tais documentos/monumentos são parte do Acervo Pessoal Ubiratan D'Ambrosio (APUA), portanto, esta escrita se concentra em trazer indícios do processo de constituição da expertise desse professor, pesquisador matemático e educador matemático. A análise de tais processos, de constituição de expertises em educação, importa a pesquisas que investigam, por exemplo, a instauração de campos disciplinares, de sociedades científicas, a constituição de experts em educação entre outras, todas essas de natureza historiográfica. Neste texto são trazidos excertos de uma entrevista que Ubiratan concede a Borges e Duarte (2007) e duas cartas que possibilitam problematizar o tema em discussão.
Downloads
Referências
BORGES, R.; DUARTE, A.; CAMPOS, T. A Formação do educador matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória. Bolema, Rio Claro (SP), v. 28, n. 50, p. 1056-1076, dez. 2014. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160919>.
DUARTE, A. Notas de Matemática e Física: um elo entre pesquisa e ensino. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 5, n.16, p.39-54, set./dez. 2005. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161316>.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
D’AMBROSIO, U. Educação matemática - da teoria à prática. Rio de Janeiro: Editora Papirus, 1996, 112 p.
D’AMBROSIO, U. Da realidade a ação: reflexões sobre educação e matemática. 6. ed. Summus Editorial, 1986
FOUCAULT, M. A escrita de si. In: FOUCAULT, M. O que é um autor? Lisboa: Passagens, 1992
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 3ª ed. Paz & Terra. Rio de Janeiro/São Paulo, 2005 (1ª ed. 1979).
FROTSCHER, M. "A grey lack of hope hovers over US": an analysis of women and men letters with the intention to emigrate from Germany to Brazil (1946-1950). Uma análise de cartas de mulheres e homens com intenção de emigrar da Alemanha para o Brasil (1946-1950)] Revista De História, (177) doi:10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.138467, 2018, 38f.
GHEMAT. [site] Apresenta o Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática. Disponível em: < https://www.ghemat.com.br/institucional>.
GINZBURG, C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006
LISPECTOR, C. Todas as crônicas. 1ª ed. Rocco: Rio de Janeiro, 2018.
MENDES, I; SILVA, C. O mundo, a matemática e o professor vistos por Ubiratan D’Ambrosio. RHMP - Revista História da Matemática para professores, Natal (RN), v. 7, n. 1, abr. 2021.Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235445>.
PERROT, M. Introdução. In PERROT, M. (org.). História da vida privada - Da Revolução Francesa à Primeira Guerra, v. 4. São Paulo: Cia. das Letras, 1991
SANTOS, B. Paulo Freire e Ubiratan D’Ambrosio: contribuições para a formação do professor de matemática no Brasil. 2007. 444 f. [Tese] – doutorado – Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação. Disponível em: < https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25062007-103230/pt-br.php>.
VALENTE, W.R. (Org.) Ubiratan D’Ambrosio: conversas, memórias, vida acadêmica; orientandos; educação matemática; etnomatemática; história da matemática; inventário sumário do arquivo pessoal. São Paulo: AnnaBlume; Brasília: CNPq ,2007.
VALENTE, W. R. et al. (Org.) Experts: saberes para o ensino e para a formação de professores. 1. Ed. – São Paulo: Livraria da Física, 2021
VALENTE, W. R. Do engenheiro ao Licenciado: subsídios para a história da profissionalização do professor de matemática no Brasil. Revista Diálogo Educacional, Paraná, v.5, n.16, 2005.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 107 PDF downloads: 53