A MATEMÁTICA PRESENTE NO LICEU CUIABANO (1891 – 1930)

Autores

Palavras-chave:

Ensino secundário;, Mato Grosso, Matemática do Ensino

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliéte D'Estefani, UFMS

Cursando mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Instituto de Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul INMA/UFMS). Possui Especialização em matemática, suas tecnologias e o Mundo do Trabalho pelo Centro de Educação Aberto e a Distância da Universidade Federal do Piauí (2023), graduação em licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021) e graduação em Administração pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (1995). É professora da rede privada e publica de Campo Grande, Mato Grosso Sul. Principais interesses nos seguintes temas: Historia da educação matemática, educação matemática, arquivo pessoal.

Luana Vieira Ramalho, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2016); Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013). Possui experiência docente na Educação Básica e Superior. Atualmente, faz parte do Grupo de Pesquisa COMPASSO/MS ligado a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem interesse em pesquisas relacionadas a História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Tecnologias Digitais

Edilene Simões Costa dos Santos, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília, mestrado na área de Educação/ Ensino e Aprendizagem pela Universidade Católica de Brasília ,especialização em Manejo de recursos ambientais pela Universidade Federal de MS e graduação em Ciências Habilitação Em Matemática pelo UniCeub/D.F Professora do Instituto de Matemática da UFMS - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS a partir de 2015. Faz parte dos grupos de pesquisa: Compasso-MS, GHEMAT-BRASIL ,

Referências

BERTINI, Luciane de Fatima; VALENTE, Wagner Rodrigues. Problemas aritméticos como elementos da matemática do ensino. Cadernos CEDES, v. 41, p. 230 – 238, 2021.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história, 1982.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre: Panonina, n. 2, 1990.

JULIA, D. A Cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Sociedade Brasileira de História da Educação, Curitiba, p. 9-43, jan.- jun. 2001.

SÁ, Nicanor Palhares; SIQUEIRA, Elizabeth Madureira (orgs.). Leis de regulamentos da Instrução Pública do Império em Mato Grosso. Campinas: Autores associados/ SBHR/ INEP, 2000

Mato Grosso. Regulamento do Lyceu Cuyabano. Arquivo Público do estado de Mato Grosso – APMT. Cuiabá-MT, 1896

MATO GROSSO. Regulamento do Lyceu Cuyabano. Arquivo Público do estado de Mato Grosso – APMT. Cuiabá-MT, 1903

MATO GROSSO. Regulamento do Lyceu Cuyabano. Arquivo Público do estado de Mato Grosso – APMT. Cuiabá-MT, 1915

MATO GROSSO. Regulamento do Lyceu Cuyabano. Arquivo Público do estado de Mato Grosso – APMT. Cuiabá-MT, 1926

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 55     PDF downloads: 21

Como Citar

D’ESTEFANI, E.; RAMALHO, L. V.; SIMÕES COSTA DOS SANTOS, E. A MATEMÁTICA PRESENTE NO LICEU CUIABANO (1891 – 1930). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/368. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.