O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO GINASIAL NO SUL DE MATO GROSSO (1942 A 1971)
Palavras-chave:
Saber a ensinar, Saber para ensinar, História da educação matemáticaResumo
O projeto de tese tem como objetivo analisar o ensino de matemática ginasial na região sul do estado de Mato Grosso. Para isso,primeiramente irá investigar a implantação e organização dos cursos, em seguida, aprofundará para a formação dos professores, a fim de conhecer os saberes para ensinar e os saberes a ensinar, por fim analisar os saberes a e para ensinar nos livros didáticos nesse curso. Abordando assim o panorama geral da educação no período de 1942 a 1971, contemplaremos a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) n°5.692/71, além da LDB n°4.024/61, “Reforma Francisco Campos” decreto n°19.890/31 e a “Reforma Gustavo Capanema” ou Lei Orgânica do Ensino Secundário n°4.244/42. Classifica-se como pesquisa documental, aliada ao referencial teórico da História Cultural, História da Educação Matemática. Pretende-se pautar a pesquisa em diferentes fontes: cadernos, livros, periódicos, jornais, regulamentos escolares, manuais e entrevistas com alunos, professores e funcionários.
Downloads
Referências
AKSENEN, E. Z. Os exames de admissão ao ginásio, seu significado e função na educação paranaense: análise dos conteúdos matemáticos (1930 a 1971). 145p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação, Curitiba, PR. 2013.
BLOCH, M. Apologia da história, ou, o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar , 2001, p. 79.
BRASIL. Decreto nº 19.890, de 18 de abril de 1931 - Republicação. Dispõe sobre a organização do ensino secundário. 1931. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19890-18-abril-1931-504631-republicacao-141247-pe.html>. Acesso em: 08. jul. 2020.
BRASIL. Decreto-lei nº 4.244, de 9 de abril de 1942. Lei Orgânica do Ensino Secundário. 1942. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4244-9-abril-1942-414155-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 07. jul. 2020.
BRASIL. Lei n° 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da educação Nacional. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em 08 jul.2020.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1.º e 2.º graus, e dá outras providências. Brasília, DF: 1971. . Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em 08 jul.2020.
CERTEAU, M. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982. 345 p.
CHARTIER, R. Les représentations du passé. Sciences Humaines. France, Auxerre. N.18. Set./Out. 1997.
FERNANDES, M. E. M. A matemática moderna e o Ginásio Estadual Vocacional Oswaldo Aranha: sobre caminhos e encontros. 137 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. 2013.
HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
JULIA, D. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, v.1, p. 9-43, jan./jun. 2001.
LE GOFF, J. História e memória. Tradução Bernardo Leitão [et al.] - Campinas, SP Editora da UNICAMP, 1996. (Coleção Repertórios).
LOPES, M. H. S. “Como ensinar matemática no curso ginasial”: um manual da CADES e suas propostas para a formação de professores de matemática. 262 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Campo Grande, MS. 2015.
MARQUES, I. V. O ensino secundário no Sul do antigo Mato Grosso: colégio estadual Presidente Vargas de dourados (1951 - 1974). 2014. 134 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS. 2014.
NAKAMURA, M. E. F. P. Ginásios Vocacionais: estudo narrativo sobre uma proposta educacional da década de 1960. 629 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, SP. 2017.
OLIVEIRA, S. S. Implantação e organização do curso ginasial no sul de Mato Grosso: expressões de um projeto de modernização (1917-1942). 2014. 283p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2014.
PARÓQUIA N. S. Imaculada de Aquidauana completa 100 anos. Gazeta do Pantanal, Campo Grande, 11 dez. 2012. Disponível em: < http://www.gazetadopantanal.com/2012/12/paroquia-n-s-imaculada-de-aquidauana-completa-100-anos/ > Acesso em: 09 jul. 2020.
PIRES, I. M. P. Livros didáticos e a Matemática do ginásio: um estudo da vulgata para a reforma Francisco Campos. 141 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.
SANTOS, R. Saberes matemáticos identificados em provas do exame de admissão ao ginásio do colégio São Paulo (1931-1969). 104 p. Dissertação (Mestre em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, Programa de pós-graduação em ensino de ciências e matemática – PPGECIMA, São Cristóvão, SE, 2017.
SANTOS, E. S. C. O Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar: algumas ações. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 11.2018
TOULAS, Pe. J. Anuário Ilustrado do Ginásio Paroquial Nossa Senhora da Imaculada Conceição – GIC, Aquidauana/Mato Grosso. São Paulo: Ave Maria, 1963. Disponível em <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179983>. Acesso em: 11 nov. 2018.
TRUBILIANO, C. A. B. Algumas considerações sobre a Ferrovia Noroeste do Brasil: migração e ocupação em Campo Grande MT/MS (1905-1940). MÉTIS: história & cultura. Caxias do Sul, – v. 13, n. 27, p. 233-251, jan./jun. 2015
VALENTE, W. R. O saber profissional do professor que ensina matemática: história da matemática a ensinar e da matemática para ensinar em construção. IN: DASSIE, B. A.; COSTA, D. A. da.; História da Educação matemática e formação de professores. 1.ed. São Paulo: Livraria da Física, 2018. p. 49-83.
VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 28-49, jan. 2007. ISSN 1981-1322. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12990>. Acesso em: 18 maio 2020.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 196 PDF downloads: 119