O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO GINASIAL NO SUL DE MATO GROSSO (1942 A 1971)

Autores

Palavras-chave:

Saber a ensinar, Saber para ensinar, História da educação matemática

Resumo

O projeto de tese tem como objetivo analisar o ensino de matemática ginasial na região sul do estado de Mato Grosso. Para isso,primeiramente irá investigar a implantação e organização dos cursos, em seguida, aprofundará para a formação dos professores, a fim de conhecer os saberes para ensinar e os saberes a ensinar, por fim analisar os saberes a e para ensinar nos livros didáticos nesse curso. Abordando assim o panorama geral da educação no período de 1942 a 1971, contemplaremos a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) n°5.692/71, além da LDB n°4.024/61, “Reforma Francisco Campos” decreto n°19.890/31 e a “Reforma Gustavo Capanema” ou Lei Orgânica do Ensino Secundário n°4.244/42. Classifica-se como pesquisa documental, aliada ao referencial teórico da História Cultural, História da Educação Matemática. Pretende-se pautar a pesquisa em diferentes fontes: cadernos, livros, periódicos, jornais, regulamentos escolares, manuais e entrevistas com alunos, professores e funcionários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tharine Antunes Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Referências

AKSENEN, E. Z. Os exames de admissão ao ginásio, seu significado e função na educação paranaense: análise dos conteúdos matemáticos (1930 a 1971). 145p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação, Curitiba, PR. 2013.

BLOCH, M. Apologia da história, ou, o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar , 2001, p. 79.

BRASIL. Decreto nº 19.890, de 18 de abril de 1931 - Republicação. Dispõe sobre a organização do ensino secundário. 1931. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19890-18-abril-1931-504631-republicacao-141247-pe.html>. Acesso em: 08. jul. 2020.

BRASIL. Decreto-lei nº 4.244, de 9 de abril de 1942. Lei Orgânica do Ensino Secundário. 1942. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4244-9-abril-1942-414155-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 07. jul. 2020.

BRASIL. Lei n° 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da educação Nacional. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em 08 jul.2020.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1.º e 2.º graus, e dá outras providências. Brasília, DF: 1971. . Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em 08 jul.2020.

CERTEAU, M. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982. 345 p.

CHARTIER, R. Les représentations du passé. Sciences Humaines. France, Auxerre. N.18. Set./Out. 1997.

FERNANDES, M. E. M. A matemática moderna e o Ginásio Estadual Vocacional Oswaldo Aranha: sobre caminhos e encontros. 137 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. 2013.

HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

JULIA, D. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, v.1, p. 9-43, jan./jun. 2001.

LE GOFF, J. História e memória. Tradução Bernardo Leitão [et al.] - Campinas, SP Editora da UNICAMP, 1996. (Coleção Repertórios).

LOPES, M. H. S. “Como ensinar matemática no curso ginasial”: um manual da CADES e suas propostas para a formação de professores de matemática. 262 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Campo Grande, MS. 2015.

MARQUES, I. V. O ensino secundário no Sul do antigo Mato Grosso: colégio estadual Presidente Vargas de dourados (1951 - 1974). 2014. 134 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS. 2014.

NAKAMURA, M. E. F. P. Ginásios Vocacionais: estudo narrativo sobre uma proposta educacional da década de 1960. 629 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, SP. 2017.

OLIVEIRA, S. S. Implantação e organização do curso ginasial no sul de Mato Grosso: expressões de um projeto de modernização (1917-1942). 2014. 283p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2014.

PARÓQUIA N. S. Imaculada de Aquidauana completa 100 anos. Gazeta do Pantanal, Campo Grande, 11 dez. 2012. Disponível em: < http://www.gazetadopantanal.com/2012/12/paroquia-n-s-imaculada-de-aquidauana-completa-100-anos/ > Acesso em: 09 jul. 2020.

PIRES, I. M. P. Livros didáticos e a Matemática do ginásio: um estudo da vulgata para a reforma Francisco Campos. 141 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

SANTOS, R. Saberes matemáticos identificados em provas do exame de admissão ao ginásio do colégio São Paulo (1931-1969). 104 p. Dissertação (Mestre em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, Programa de pós-graduação em ensino de ciências e matemática – PPGECIMA, São Cristóvão, SE, 2017.

SANTOS, E. S. C. O Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar: algumas ações. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 11.2018

TOULAS, Pe. J. Anuário Ilustrado do Ginásio Paroquial Nossa Senhora da Imaculada Conceição – GIC, Aquidauana/Mato Grosso. São Paulo: Ave Maria, 1963. Disponível em <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179983>. Acesso em: 11 nov. 2018.

TRUBILIANO, C. A. B. Algumas considerações sobre a Ferrovia Noroeste do Brasil: migração e ocupação em Campo Grande MT/MS (1905-1940). MÉTIS: história & cultura. Caxias do Sul, – v. 13, n. 27, p. 233-251, jan./jun. 2015

VALENTE, W. R. O saber profissional do professor que ensina matemática: história da matemática a ensinar e da matemática para ensinar em construção. IN: DASSIE, B. A.; COSTA, D. A. da.; História da Educação matemática e formação de professores. 1.ed. São Paulo: Livraria da Física, 2018. p. 49-83.

VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 28-49, jan. 2007. ISSN 1981-1322. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12990>. Acesso em: 18 maio 2020.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Métricas


Visualizações do artigo: 196     PDF downloads: 119

Como Citar

LOPES, T. A. .; SANTOS, E. S. C. dos . O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO GINASIAL NO SUL DE MATO GROSSO (1942 A 1971). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–15, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/18. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.