A GEOMETRIA PARA ENSINAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: no período de 1994 a 2019
Palavras-chave:
Educação Matemática, Formação de Professores de Matemática, Geometria para EnsinarResumo
Nesse trabalho apresentamos uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo objetivo é verificar se as rubricas que incluem geometria passaram por transformações relativamente à formação do professor de matemática no período de 1994 a 2019. A pesquisa tem como questão: Que transformações a Educação Matemática provocou nos saberes a e para ensinar geometria na Licenciatura em Matemática da UEMS de 1994 a 2019? Utilizamos como fontes documentais quatro Projetos Pedagógicos de Matemática Licenciatura (PPM) da UEMS. Esta é uma Pesquisa Qualitativa, tendo como aporte teórico-metodológico elementos conceituais da História Cultural e de autores que colocam os saberes a ensinar e para ensinar em posição central no estudo da formação do professor. Discutimos os elementos que entendemos ser constituintes da geometria para ensinar apresentados nos (PPM) da Licenciatura em Matemática nesse período. Concluímos que as rubricas que incluem geometria passaram por transformações relativamente à formação do professor de matemática nesse período.
Downloads
Referências
BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no ensino. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
BORER, V. L. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Orgs.) Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 173-199.
BURKE, P. O que é História do Conhecimento? 1ª ed. São Paulo: Unesp, 2016.
CHERVEL, A. História das Disciplinas Escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n.2, p.177-229. 1990.
FORTALEZA, F. J. S. Uma geometria para ensinar: elementos do saber profissional do professor que ensina matemática (1870- 1920). 2021. 214 f. Tese (Doutorado em Ciências e Matemáticas). Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará Belém, 2021.
GROTTI, R. O Cálculo Diferencial e Integral para Ensinar: A Matemática para a Licenciatura em Matemática. 2019. 196 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática). Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2019.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e a didáticas das disciplinas sob análise. In HOFSTETTER, R; VALENTE, W. R. (Org). Saberes em (trans)formação: Tema central na formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017a. 21 – 54.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para profissões do ensino e da formação. In HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Org). Saberes em (trans)formação: Tema central na formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017a. p. 113 – 172.
MACIEL, V. B. Elementos do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 – 1920). 2019. 312 f. Tese. (Doutorado em Ciências: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência). Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos-SP, 2019.
MACIEL, V. B.; VALENTE, W. R. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: o Compêndio de Pedagogia de Antônio Marciano da Silva Pontes. Amazônia, [s.i.], v. 14, n. 31, p. 165-180, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/index> . Acesso em: 04 Dez. 2018.
PONTE, J. P. ; PEREIRA, J. M.; HENRIQUES, A. O raciocínio matemático nos alunos do Ensino Básico e do Ensino Superior. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 2, p. 355-377, jul./dez. 2012 357 Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/4698/3212>. Acesso em 01 Mar. 2022.
SANTOS. V. M. P. CIÊNCIAS E DISCIPLINAS: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática. 2014. 135 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática). Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.
SCHROEDER, T. L.; LESTER, F. K., JR. Developing understanding in mathematics via problem solving. In: TRAFTON, P. R.; SHULTE, A. P. (Ed.). New directions for elementary school mathematics. Reston: NCTM, 1989, p. 31-42.
VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp/NIED, 1999.
VALENTE, W. R. Os diálogos trans, inter e intra da história da educação matemática no Brasil. In: VALENTE, W. R. (Org.). História da educação matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas. São Paulo: Editora da Física, 2014. v.7, n.2, p.179 - 196.
VALENTE. W. R. OS MOVIMENTOS DA MATEMÁTICA NA ESCOLA: do ensino de matemática para a educação matemática; da educação matemática para o ensino de matemática; do ensino de matemática para a Educação Matemática; da Educação Matemática para o Ensino de Matemática? Pensar a Educação em Revista, Curitiba/Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 3-23, abr.-jun./2016. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/166859>. Acesso em: 11 de Nov. de 2018.
VALENTE, W. R. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 51, p. 207-222, jan./mar. 2017. Disponível em: < https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/2836/2758>. Acesso em: 15 de Mai. de 2020.
VALENTE, W. R. Processos de Investigação Histórica da Constituição do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. Acta Scientiae, v.20, n.3, maio/jun. 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189543> . Acesso em: 30 de Abr. de 2020.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 218 PDF downloads: 147