A GEOMETRIA PARA ENSINAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: no período de 1994 a 2019

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação de Professores de Matemática, Geometria para Ensinar

Resumo

Nesse trabalho apresentamos uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo objetivo é verificar se as rubricas que incluem geometria passaram por transformações relativamente à formação do professor de matemática no período de 1994 a 2019. A pesquisa tem como questão: Que transformações a Educação Matemática provocou nos saberes a e para ensinar geometria na Licenciatura em Matemática da UEMS de 1994 a 2019? Utilizamos como fontes documentais quatro Projetos Pedagógicos de Matemática Licenciatura (PPM) da UEMS. Esta é uma Pesquisa Qualitativa, tendo como aporte teórico-metodológico elementos conceituais da História Cultural e de autores que colocam os saberes a ensinar e para ensinar em posição central no estudo da formação do professor. Discutimos os elementos que entendemos ser constituintes da geometria para ensinar apresentados nos (PPM) da Licenciatura em Matemática nesse período. Concluímos que as rubricas que incluem geometria passaram por transformações relativamente à formação do professor de matemática nesse período.

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Biografia do Autor

Rildo Pinheiro do Nascimento, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

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Publicado

2022-04-07

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Como Citar

NASCIMENTO, R. P. do; SANTOS, E. S. C. dos . A GEOMETRIA PARA ENSINAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: no período de 1994 a 2019 . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/91. Acesso em: 3 dez. 2024.