A GEOMETRIA PARA ENSINAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: no período de 1994 a 2019
Palavras-chave:
Educação Matemática, Formação de Professores de Matemática, Geometria para EnsinarResumo
Nesse trabalho apresentamos uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo objetivo é verificar se as rubricas que incluem geometria passaram por transformações relativamente à formação do professor de matemática no período de 1994 a 2019. A pesquisa tem como questão: Que transformações a Educação Matemática provocou nos saberes a e para ensinar geometria na Licenciatura em Matemática da UEMS de 1994 a 2019? Utilizamos como fontes documentais quatro Projetos Pedagógicos de Matemática Licenciatura (PPM) da UEMS. Esta é uma Pesquisa Qualitativa, tendo como aporte teórico-metodológico elementos conceituais da História Cultural e de autores que colocam os saberes a ensinar e para ensinar em posição central no estudo da formação do professor. Discutimos os elementos que entendemos ser constituintes da geometria para ensinar apresentados nos (PPM) da Licenciatura em Matemática nesse período. Concluímos que as rubricas que incluem geometria passaram por transformações relativamente à formação do professor de matemática nesse período.
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