UMA GEOMETRIA DO ENSINO NA ESCOLA PRIMÁRIA MATOGROSSENSE (1890-1930)

Autores

Palavras-chave:

Mato Grosso; Documentos oficiais; Geometria do ensino.

Resumo

Neste trabalho, é examinada a produção relativa às orientações para o ensino de geometria em documentos oficiais do Estado de Mato Grosso no período compreendido entre 1890-1930. Para alcançarmos tal objetivo, apoiamo-nos no seguinte questionamento: Que geometria era recomendada para escola pública de Mato Grosso no período da pedagogia intuitiva? A análise dos dados permitiu constatar que organização didático Pedagógica foi lentamente se transformando pelos regulamentos que foram expedidos na primeira república, que se coloca uma nova proposta própria dos tempos intuitivos, indicando a necessidade de outros saberes aos professores para se ensinar a geometria euclidiana (objeto de ensino). A geometria do ensino ganha formas próximas à vida cotidiana, por situações vivenciadas na escola e fora dela, em uma marcha do concreto para o abstrato que pode ser analítica/sintética. A pedagogia intuitiva traz mudanças na finalidade da escola, em que se vê mudanças no papel da escola, do professor e do aluno com vistas a buscar um saber útil e vinculado à vida cotidiana. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilene Simões Costa dos Santos, UFMS

Possui doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília, mestrado na área de Educação/ Ensino e Aprendizagem pela Universidade Católica de Brasília ,especialização em Manejo de recursos ambientais pela Universidade Federal de MS e graduação em Ciências Habilitação Em Matemática pelo UniCeub/D.F Professora do Instituto de Matemática da UFMS - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS a partir de 2015. Faz parte dos grupos de pesquisa: Compasso-MS, GHEMAT-BRASIL

Referências

BARROS, S. de C. de. O ensino de geometria na formação de professores primários em Minas Gerais entre as décadas de 1890 e 1940. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015.

BERTINI, L.F.; MORAIS, R.S.; VALENTE, W.R. A Matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017

BERTINI, L. F.; VALENTE, W. R. Problemas aritméticos como elementos da matemática do ensino. Cadernos CEDES, Campinas (SP), v. 41, n. 115, p. 230-238, set dez, 2021.

BLOCH, Marc Léopold Benjamin. Apologia da história, ou, O ofício de historiador. Tradução: André Telles, Rio de Janeiro. Editora Zahar, 2002.

CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos avançados – 11(5), IEA USP, São Paulo, p. 173 – 191, 1991

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1990.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, v. 2, n. 2, p. 177-229, 1990

DE CERTEAU, Michael de. A Escrita da História. 2 ed. Paris: Gallimard, 2002.

DE CERTEAU, Michael de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2012.

DE OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari. Reformas Educacionais Mato-Grossenses e a Institucionalização dos grupos escolares (1910–1930). Albuquerque: revista de História, v. 1, n. 1, p. 105-129, 2009.

FIN, M. T. A apropriação de ideias escolanovistas no curso de formação de professores em Mato Grosso. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá: 2012.

FORTALEZA, F. J. dos S.; ROCHA, M. L. P. C. A geometria do ensino primário na formação de professores: elementos do saber profissional para ensinar geometria em um manual de Silva Pontes. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 05, 2020b, evento virtual. Anais eletrônicos [...]. Evento virtual: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020. Tema: História da educação matemática: panoramas curriculares e circulação de conhecimento. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/12012/8017. Acesso em: 2 nov. 2021.

FORTALEZA, Janice Francisca dos Santos; VALENTE, V. R. Uma geometria para ensinar no curso primário: elementos do saber profissional da docência no manual de Coelho (1892). VIDYA, Santa Maria, v. 39, n. 2, p. 347-361. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2831/2411. Acesso em: 16 jan. 2020.

FORTALEZA, Janice Francisca dos Santos. Uma geometria para ensinar: elementos do saber profissional do professor que ensina matemática (1870-1920). 2021. 214 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.

FORTALEZA, J. F. S.; MACIEL, V. B., Uma matemática para ensinar, 1870-1920. In VALENTE, W. R. & BERTINI, L. F. (Orgs). A matemática do ensino: uma história do saber profissional 1870-1960. São Paulo, SP: Universidade Federal de São Paulo. Coleção Educação & Saúde, Vol. 1, 2022, p. 65 -122.

FRIZZARINI, Claudia Regina Boen. Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 1890-1950. Guarulhos, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade Federal de São Paulo, 2014.

FRIZZARINI, Claudia Regina Boen. Saberes matemáticos na matéria trabalhos manuais: processos de escolarização do fazer, São Paulo e Rio de Janeiro (1890-1960). 2018. 184 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2018.

GHEMAT. Glossário. São Paulo: UFSC, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/158952. Acesso em: 05 mar. 2021.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Orgs). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2017, p. 113-172

HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Orgs). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2017

JACOMELLI, Mara R.M. A Instituição Pública primária em Mato Grosso na primeira República: 1891–1927. Campinas/SP: Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Dissertação (Mestrado), 1998.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP: SBHE, n. 1, p. 9-43, 2001

LE GOFF, Jean. História e Memória. 2.ed. Campinas/SP: Editora da UNICAMP,2003.

LEME DA SILVA, Maria Célia; VALENTE, Wagner Rodrigues. Programas de geometria no ensino primário paulista: do império à primeira república. Revista Horizontes, v. 31, n.1, p. 71-79, jan./jun. 2013.

LEME da SILVA, Maria Célia; VALENTE, W. R. (Orgs.). A geometria nos primeiros anos escolares: história e perspectivas atuais. Campinas: Papirus, 2014

LEME DA SILVA, Maria Célia. Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa. Revista História da Educação. Porto Alegra,v. 18, n. 42, p. 61-73, jan./abr., 2014.

LEME da SILVA, Maria Célia. Saberes para ensinar matemática: um olhar para a formação do professor primário. Acta Scientiae, Canoas, v. 19, n. 6, p. 889-901, 2017.Disponível em: www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/download/3215/2713. Acesso em: 05 jun. 2021.

LEME da SILVA, Maria Célia et. al. A matemática dos primeiros anos escolares e a circulação do método intuitivo nos livros didático. In: MENDES, I. A.; VALENTE, W. R. A matemática dos primeiros anos escolares: curso primário, 1890-1970. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 11-67

LEME DA SILVA, Maria Celia. Histórias do ensino de geometria nos anos iniciais e seus parceiros: desenho, trabalhos manuais e medidas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.

LIMA, E. B.; VALENTE, W. R. O saber profissional do professor que ensina matemática: considerações teórico-metodológicas. Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, v. 4, n. 11, p. 928-943, 2019. Disponível em: http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/500. Acesso em3 out. 2021.

MACIEL, Viviane Bastos. B.; VALENTE, W. R. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: o Compêndio de Pedagogia de Antônio Marciano da Silva Pontes. Amazônia, [s.i.], v. 14, n. 31, p. 165-180, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/index. Acesso em: 04 dez. 2018.

MACIEL, Viviane Barros. Elementos do saber profissional do professor que ensina Matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 – 1920). 2019. 312 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2019.

MARQUEZ, Odair Gonçalves. Aspectos históricos relacionados ao ensino da matemática elementar em estabelecimentos de ensino em Corumbá, Mato Grosso, no período de 1908 a 1977. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 2020.

OLIVEIRA, Marcus. A. de. A aritmética escolar e o método intuitivo: um novo saber para o curso primário (1870 – 1920). Tese (Doutorado em ciências) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2017.

OLIVEIRA, Marcus. A. de. Circulação. v. 1. In: VALENTE, W. R. (Org.). Cadernos de trabalho II. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.

OLIVEIRA, Maria Célia. A Profissionalidade para o ensino de geometria: um estudo a partir da legislação. Revista de História da Educação Matemática, [s.i.], ano 1, n. 1, 2015. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/14. Acesso em: 10 dez. 2021.

OLIVEIRA, M. A.; PINHEIRO, N. V. L. Uma matemática a ensinar, 1870- 1920. In VALENTE, W. R. & BERTINI, L. F. (Orgs). A matemática do ensino: uma história do saber profissional 1870-1960. São Paulo, SP: Universidade Federal de São Paulo. Coleção Educação & Saúde, Vol. 1, 2022, p.31 -64.

PINHEIRO, Nara Vilma Lima. A aritmética sob medida: a matemática em tempos de pedagogia científica. 2017. 224 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de PósGraduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2017.

PINTO, Neuza Bertoni. Didática, Didática Especial e Profissionalização: impactos da especialização na constituição de saberes para ensinar matemática. In: VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, p. 147- 186, 2020.

PINTO, Neuza Bertoni. Transformações dos saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920- 1960). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-18, 2021.

SÁ, Elisabeth Figueiredo de. Escola Normal de Cuiabá: história da formação de professores em Mato Grosso (1910-1916) Cuiabá, MT; Central de Texto: EdUFMT, 2006. – (Coleção coletânea educação e memória; v. 2 / Nicanor Palhares Sá, Elisabeth Madureira (orgs).

SAVIANI, D. O legado educacional do “longo século XX” brasileiro. In: SAVIANI, D. (Org.) O Legado educacional do século XX no Brasil. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2004. (Educação contemporânea). p. 9-58.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 5ª ed., 2019. (Coleção Memória da Educação)

SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de Civilização: A implantação da escola primária graduada no estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Editora Unesp, 1998.

TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista brasileira de educação, Rio de Janeiro, RJ, n. 14, p. 61-88, 2000.

TRINDADE, D. A. Artes de medir: saberes matemáticos no ensino primário de São Paulo, 1890-1950. Tese (doutorado) – Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, 2018.

VALDEMARIN, Vera Teresa. Método intuitivo: Os sentidos como janelas e portas que se abrem para um mundo interpretado. In: SOUZA, R.F.; VALDEMARIN. V.T. e ALMEIDA, J.S. O legado educacional do século XIX. Araraquara: FCL/Unesp, 1998, p. 63-106.

VADEMARIN, Vera Teresa. Lições de coisas: concepções científicas e projeto modernizador para a sociedade. Cadernos Cedes, ano XX, n. 52, p. 74-87, nov., 2000.

VALDEMARIN, Vera Tereza. Estudando as lições de coisas: análise dos fundamentos filosóficos do Método de Ensino Intuitivo. Campinas: Autores Associados, 2004.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Uma História da Matemática Escolar no Brasil, 1730-1930. São Paulo, Annablume/FAPESP, 1999.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Considerações sobre a matemática escolar numa abordagem histórica. Cadernos de História da Educação – nº 3 – jan./dez.2004, p.77-82.

VALENTE, Wagner Rodrigues. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 2, n. 1, p.28-49. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12990/12091. Acesso em:25 jun. 2021.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Tempos de império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 12, n. 3, p. 73-94, 2012. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38813/20331. Acesso em 16 fev. 2021.

VALENTE, Wagner Rodrigues. A geometria no ensino fundamental I: uma geometria

,elaborada historicamente na escola. In: LEME da SILVA, M. C.; VALENTE, W. R. (Orgs.). A geometria nos primeiros anos escolares: história e perspectivas atuais. Campinas: Papirus, 2014.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Elementar. In: VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Cadernos de trabalho. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015

VALENTE, Wagner Rodrigues. Sobre a investigação dos saberes profissionais do professor de matemática: algumas reflexões para a pesquisa. Caminhos da Educação Matemática em Revista, [s.i.], v. 6, n. 1, 2016a. Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matemati ca/article/view/96. Acesso em: 20 dez 2021.

VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática dos primeiros anos escolares: elementos ou rudimentos?. História da Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 49, p. 33-47, 2016b. DOI: <10.1590/2236-3459/56670>.Disponível em:<https://www.scielo.br/j/heduc/a/LRM9YrG6jhsNkSTDnn4rqVr/?format=html&lang=pt#>. Acesso em 2 jul. 2021.

VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: HOFSTETTER Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.), Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, p. 55-112; p. 201-228.

VALENTE, Wagner Rodrigues, et. al. Os saberes profissionais do professor de matemática: contribuições da história da educação matemática. Revista de investigação e divulgação em Educação Matemática, Juiz de Fora, v. 1, n. 1, p. 49-61, jul./dez. 2017a. Disponível em: http://www.ufjf.br/ridema/files/2017/09/3-Os-saberes-profissionais.pdf. Acesso em: 31 out. 2018.

VALENTE, Wagner Rodrigues, et. al. Novos aportes teórico metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam Matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 19, n. 2, p. 224-235, 2017b. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/2816/2299. Acesso em: 04 jul. 2018

VALENTE, Wagner Rodrigues. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 51, 2017c. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/index. Acesso em: 20 jun. 2021

VALENTE, Wagner Rodrigues, et al. A Matemática na Formação de Professores e no Ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990. Projeto de Pesquisa. São Paulo: FAPESP, 2017. Disponível em: <http://bv.fapesp.br/pt/auxilios/98879/a-matematicana-formacao-de-professores-e-no-ensino-processos-e-dinamicas-de-producao-de-um-saberp/?q=17/15751-2> Acesso em 15 de março de 2021.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Acta Scientiae, v. 20, n. 3, p. 377-385, 2018.

VALENTE, Wagner Rodrigues. O saber profissional do professor que ensina matemática: história da matemática a ensinar e da matemática para ensinar em construção. In: Dassie, B. A.; Costa, D. A. (Orgs.) História da educação matemática e formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Processos de Investigação Histórica da Constituição do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 20, n. 3, p. 377-385, 2018b. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/3906/3178. Acesso em: 3 out. 2021.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas. Revista História da Educação (Online), [s.i.], v. 23, p. 1-22, 2019a. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/77747. Acesso em: 18 abr. 2021

VALENTE, Wagner Rodrigues. Que matemática para formar o futuro professor? História do saber profissional do professor que ensina matemática. Conferência. Revista Exitus, Santarém/PA, v. 9, n. 2, p. 15-25, 2019b. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/ portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/852. Acesso em: 30 out. 2019.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar. Alexandria: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 51-63, 2019c. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982- 5153.2019v12n2p51. Acesso em: 29 nov. 2019.

VALENTE, Wagner Rodrigues. LEME DA SILVA, Maria Célia. História da Educação Matemática no curso primário e formação de professores no Brasil. Revista História da Educação (Online), 2020a, v. 24: e99350 DOI: http://doi.org/10.1590/2236-3459/99350.

VALENTE, Wagner Rodrigues. História e Cultura em Educação Matemática: a produção da matemática do ensino. REMATEC, [S. l.], v. 15, n. 36, p. 164-174, 2020b. DOI:<10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p164-174.id307>. Disponível em:<http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/307>. Acesso em: 2 jul. 2021.

VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2020c.

VALENTE, W. R., BERTINI, L. de F., & MORAIS, R. dos S. (2021a). Saber profissional do professor que ensina matemática. Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1), e 161. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/54081>

VALENTE, W. R. (2021b). A Matemática do Ensino e os Documentos Curriculares: Bases Teórico-Metodológicas Para Análise da Produção de Novos Saberes. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 14(1), 26–31. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n1p26-31

VALENTE, WAGNER RODRIGUES & BERTINI, LUCIANE DE FATIMA (Orgs). A matemática do ensino: uma história do saber profissional 1870-1960. São Paulo, SP: Universidade Federal de São Paulo. Coleção Educação & Saúde, Vol. 1, 2022, 241p.

VALENTE, W. R., BERTINI, L. F. Sobre a matemática do ensino como objeto teórico de pesquisa. In VALENTE, WAGNER RODRIGUES & BERTINI, LUCIANE DE FATIMA (Orgs). A matemática do ensino: uma história do saber profissional 1870-1960. São Paulo, SP: Universidade Federal de São Paulo. Coleção Educação & Saúde, Vol. 1, 2022a, p.19 -29.

VALENTE, W. R. História da formação do professor que ensina matemática: etapas de constituição da matemática para ensinar. Revista BOEM, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 10-24, 2022. DOI: 10.5965/2357724X10192022010. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/21698.

FONTES PRIMÀRIAS

MATO GROSSO. A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970, MT. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/98964 Acesso: 2018.

MATO GROSSO: ESCOLA MODELO. Programa da Escola Modelo Anexa a Normal. APMT – Biblioteca. Cuiabá – 1924. Acesso: 2021.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 4     PDF downloads: 2

Como Citar

SALES, K.; SIMÕES COSTA DOS SANTOS, E. UMA GEOMETRIA DO ENSINO NA ESCOLA PRIMÁRIA MATOGROSSENSE (1890-1930) . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/320. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores