A GEOMETRIA DO ENSINO NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE MATO GROSSO

uma busca nos documentos oficiais no período da pedagogia intuitiva

Autores

Palavras-chave:

Geometria, Pedagogia Intuitiva, Método Intuitivo

Resumo

O estudo tem como objetivo investigar como se conformou a Geometria do ensino nas escolas primárias de Mato Grosso durante a pedagogia intuitiva: que geometria para ensinar ou a ensinar foi proposta e colocada em circulação? Por meio de documentos oficiais, busca no banco de dados do repositório e da hemeroteca e pesquisa na câmara municipal de Corumbá busca-se analisar, na perspectiva histórico-cultural, as mudanças nas prescrições das normativas na legislação educacional para o ensino de Geometria nos primeiros anos escolares em Mato Grosso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klinton Pinheiro Sales, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestrando em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Brasil

Referências

BERTINI, L. F. et al. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar – novos estudos sobre a forma o de professores. São Paulo: L F Editorial, 2017.

BLOCH, M. L. B. Apologia da história, ou, o ofício de historiador. Tradução: André Telles, Rio de Janeiro. Editora Zahar, 2002.

BURKE, P. O que é história do conhecimento? Tradução: Claudia Freire. 1ª edição. Editora Unesp. São Paulo – SP, 2016.

CERTEAU, M. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2000.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa, DIFEL, 1990

CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos avançados – 11(5), IEA USP, São Paulo, p. 173 – 191, 1991.

CHARTIER, R. La historia o la lectura del tiempo. Tradução: M. Polo.Barcelona (España): Editorial Gedisa S.A., 2007.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria& Educação, Porto Alegre, v. 2, p. 177-229, 1990.

GARNICA, A. V. M; SOUZA, L. A. DE. elementos de história da educação matemática. Editora: Cultura Acadêmica/UNESP, 2012

HOFSTETTER, R; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

HOFSTETTER, R; VALENTE, W. A matemática a ensinar e para ensinar: os saberes para formação do educador matemático. In: Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP: SBHE, n. 1, p. 9-44, 2001.

LE GOFF, J. História e memória. 2.ed. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 2003.

MATOS, J. M.; VALENTE, W. R. (Org.). A matemática moderna nas escolas do Brasil e Portugal: primeiros estudos. 1 ed. São Paulo: Da Vinci, 2007, p. 179-182.

LEME DA SILVA, M. C.; FRIZZARINI, C. B.; OLIVEIRA, M. A. A matemática dos primeiros anos de ensino e a circulação do método intuitivo nos livros didáticos. In: MENDES, I. A.; VALENTE, W. R. (Orgs.). A matemática dos manuais escolares: curso primário, 1890 – 1970. São Paulo: Livraria da Física/GHEMAT/CAPES;CNPq, 2017. P. 11-68.

LEME DA SILVA, M. C. Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa. Revista História da Educação. Porto Alegra, v. 18, n. 42, p. 61-73, jan./abr., 2014.

MATOS, J. M.; VALENTE, W. R. (Ed.). A reforma da matemática moderna em contextos ibero-americanos. Caparica, Portugal: Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Out/ 2006. (UIED – Coleção Educação e Desenvolvimento)

MATTOS, A.C. de; ABDOUNUR, O. J. Documentos legislativos: fontes para a história da educação matemática. In: VALENTE, W. R. (Org.). História da educação matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.

VALENTE, W. R. Uma história da matemática escolar no Brasil, 1730-1930. São Paulo, Annablume/FAPESP, 1999.

VALENTE, W. R. Positivismo e matemática escolar nos livros didáticos no advento da República. In: Cadernos de Pesquisa – Fundação Carlos Chagas, Campinas: Editora Autores Associados, n. 109, março de 2000.

VALENTE, W. R. História da educação matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V.2, p.28-49, UFSC: 2007a.

VALENTE, W. R. Quem somos nós, professores de matemática?. Caderno CEDES [online]. 2008, vol.28, n.74, pp.11-23. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso 31 Març 2018.

VALENTE, W. R. História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA). Rio Claro: UNESP, edição 35a, vol. 23, 2010, p. 123-136.

VALENTE, W. R. Trends of the history of mathematics education in Brazil. ZDM (Berlin.Print), p. 1863-9704, 2010.

VALENTE, W. R. Por uma história comparativa da educação Matemática. Cadernos de Pesquisa. v. 42, n. 145. p. 162-179 – Jan/Abr. 2012.

VALENTE, W. R. A constituição dos saberes elementares: a aritmética, a geometria e o desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970. Projeto de Pesquisa. CNPq/Edital Universal 014-2013. 2013.

VALENTE, W. R. Elementar. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015, 50 p. (Cadernos de Trabalhos, v.1).

VALENTE, W. R. História e cultura em educação matemática: uma produção da matemática do ensino. Revista da Matemática, Ensino e Cultura, v. 15, p.164-174, 2020.

Downloads

Publicado

2021-05-04

Métricas


Visualizações do artigo: 136     PDF downloads: 107

Como Citar

SALES, K. P. A GEOMETRIA DO ENSINO NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE MATO GROSSO: uma busca nos documentos oficiais no período da pedagogia intuitiva. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/41. Acesso em: 21 nov. 2024.