A GEOMETRIA DO ENSINO NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE MATO GROSSO
uma busca nos documentos oficiais no período da pedagogia intuitiva
Palavras-chave:
Geometria, Pedagogia Intuitiva, Método IntuitivoResumo
O estudo tem como objetivo investigar como se conformou a Geometria do ensino nas escolas primárias de Mato Grosso durante a pedagogia intuitiva: que geometria para ensinar ou a ensinar foi proposta e colocada em circulação? Por meio de documentos oficiais, busca no banco de dados do repositório e da hemeroteca e pesquisa na câmara municipal de Corumbá busca-se analisar, na perspectiva histórico-cultural, as mudanças nas prescrições das normativas na legislação educacional para o ensino de Geometria nos primeiros anos escolares em Mato Grosso.
Downloads
Referências
BERTINI, L. F. et al. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar – novos estudos sobre a forma o de professores. São Paulo: L F Editorial, 2017.
BLOCH, M. L. B. Apologia da história, ou, o ofício de historiador. Tradução: André Telles, Rio de Janeiro. Editora Zahar, 2002.
BURKE, P. O que é história do conhecimento? Tradução: Claudia Freire. 1ª edição. Editora Unesp. São Paulo – SP, 2016.
CERTEAU, M. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2000.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa, DIFEL, 1990
CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos avançados – 11(5), IEA USP, São Paulo, p. 173 – 191, 1991.
CHARTIER, R. La historia o la lectura del tiempo. Tradução: M. Polo.Barcelona (España): Editorial Gedisa S.A., 2007.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria& Educação, Porto Alegre, v. 2, p. 177-229, 1990.
GARNICA, A. V. M; SOUZA, L. A. DE. elementos de história da educação matemática. Editora: Cultura Acadêmica/UNESP, 2012
HOFSTETTER, R; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
HOFSTETTER, R; VALENTE, W. A matemática a ensinar e para ensinar: os saberes para formação do educador matemático. In: Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP: SBHE, n. 1, p. 9-44, 2001.
LE GOFF, J. História e memória. 2.ed. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 2003.
MATOS, J. M.; VALENTE, W. R. (Org.). A matemática moderna nas escolas do Brasil e Portugal: primeiros estudos. 1 ed. São Paulo: Da Vinci, 2007, p. 179-182.
LEME DA SILVA, M. C.; FRIZZARINI, C. B.; OLIVEIRA, M. A. A matemática dos primeiros anos de ensino e a circulação do método intuitivo nos livros didáticos. In: MENDES, I. A.; VALENTE, W. R. (Orgs.). A matemática dos manuais escolares: curso primário, 1890 – 1970. São Paulo: Livraria da Física/GHEMAT/CAPES;CNPq, 2017. P. 11-68.
LEME DA SILVA, M. C. Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa. Revista História da Educação. Porto Alegra, v. 18, n. 42, p. 61-73, jan./abr., 2014.
MATOS, J. M.; VALENTE, W. R. (Ed.). A reforma da matemática moderna em contextos ibero-americanos. Caparica, Portugal: Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Out/ 2006. (UIED – Coleção Educação e Desenvolvimento)
MATTOS, A.C. de; ABDOUNUR, O. J. Documentos legislativos: fontes para a história da educação matemática. In: VALENTE, W. R. (Org.). História da educação matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
VALENTE, W. R. Uma história da matemática escolar no Brasil, 1730-1930. São Paulo, Annablume/FAPESP, 1999.
VALENTE, W. R. Positivismo e matemática escolar nos livros didáticos no advento da República. In: Cadernos de Pesquisa – Fundação Carlos Chagas, Campinas: Editora Autores Associados, n. 109, março de 2000.
VALENTE, W. R. História da educação matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V.2, p.28-49, UFSC: 2007a.
VALENTE, W. R. Quem somos nós, professores de matemática?. Caderno CEDES [online]. 2008, vol.28, n.74, pp.11-23. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso 31 Març 2018.
VALENTE, W. R. História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA). Rio Claro: UNESP, edição 35a, vol. 23, 2010, p. 123-136.
VALENTE, W. R. Trends of the history of mathematics education in Brazil. ZDM (Berlin.Print), p. 1863-9704, 2010.
VALENTE, W. R. Por uma história comparativa da educação Matemática. Cadernos de Pesquisa. v. 42, n. 145. p. 162-179 – Jan/Abr. 2012.
VALENTE, W. R. A constituição dos saberes elementares: a aritmética, a geometria e o desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970. Projeto de Pesquisa. CNPq/Edital Universal 014-2013. 2013.
VALENTE, W. R. Elementar. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015, 50 p. (Cadernos de Trabalhos, v.1).
VALENTE, W. R. História e cultura em educação matemática: uma produção da matemática do ensino. Revista da Matemática, Ensino e Cultura, v. 15, p.164-174, 2020.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 136 PDF downloads: 107