O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO GINASIAL NO SUL DE MATO GROSSO (1942 A 1971)
Keywords:
Saber a ensinar, Saber para ensinar, História da educação matemáticaAbstract
O projeto de tese tem como objetivo analisar o ensino de matemática ginasial na região sul do estado de Mato Grosso. Para isso,primeiramente irá investigar a implantação e organização dos cursos, em seguida, aprofundará para a formação dos professores, a fim de conhecer os saberes para ensinar e os saberes a ensinar, por fim analisar os saberes a e para ensinar nos livros didáticos nesse curso. Abordando assim o panorama geral da educação no período de 1942 a 1971, contemplaremos a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) n°5.692/71, além da LDB n°4.024/61, “Reforma Francisco Campos” decreto n°19.890/31 e a “Reforma Gustavo Capanema” ou Lei Orgânica do Ensino Secundário n°4.244/42. Classifica-se como pesquisa documental, aliada ao referencial teórico da História Cultural, História da Educação Matemática. Pretende-se pautar a pesquisa em diferentes fontes: cadernos, livros, periódicos, jornais, regulamentos escolares, manuais e entrevistas com alunos, professores e funcionários.
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