O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO GINASIAL NO SUL DE MATO GROSSO (1942 A 1971)

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Palavras-chave:

Saber a ensinar, Saber para ensinar, História da educação matemática

Resumo

O projeto de tese tem como objetivo analisar o ensino de matemática ginasial na região sul do estado de Mato Grosso. Para isso,primeiramente irá investigar a implantação e organização dos cursos, em seguida, aprofundará para a formação dos professores, a fim de conhecer os saberes para ensinar e os saberes a ensinar, por fim analisar os saberes a e para ensinar nos livros didáticos nesse curso. Abordando assim o panorama geral da educação no período de 1942 a 1971, contemplaremos a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) n°5.692/71, além da LDB n°4.024/61, “Reforma Francisco Campos” decreto n°19.890/31 e a “Reforma Gustavo Capanema” ou Lei Orgânica do Ensino Secundário n°4.244/42. Classifica-se como pesquisa documental, aliada ao referencial teórico da História Cultural, História da Educação Matemática. Pretende-se pautar a pesquisa em diferentes fontes: cadernos, livros, periódicos, jornais, regulamentos escolares, manuais e entrevistas com alunos, professores e funcionários.

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Biografia do Autor

Tharine Antunes Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

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Publicado

2021-04-30

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Como Citar

LOPES, T. A. .; SANTOS, E. S. C. dos . O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO GINASIAL NO SUL DE MATO GROSSO (1942 A 1971). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–15, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/18. Acesso em: 3 dez. 2024.

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