UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO ENSINO DE ÁLGEBRA NO PROGRAMA DO GINÁSIO MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE

Autores

Palavras-chave:

Ensino de álgebra; Ginásio; Campo Grande.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um breve estudo sobre o currículo prescritivo para o ensino  ministrado nas unidades educacionais do Município de Campo Grande no período de 1910 a 1927 por meio de documentos oficiais. Para análise, buscou-se aporte na História Cultural, na História das disciplinas escolares, na cultura escolar Conclui-se que a reforma educacional implementada no Estado de Mato Grosso em 1927, apresenta características que aproximam das reformas ocorridas no Estado de São Paulo; essa característica sinaliza uma possível influência dos professores que foram contratados no Estado vizinho para organizar a instrução pública. A legislação mostra um secundário previsto em que naquele momento indicando uma possível demanda por acesso rápido ao ensino superior. Outro ponto que aparece nessa análise inicial foi a preocupação dos governantes em atender a uma necessidade da sociedade do Município de Campo Grande, com a instalação do Ginásio Municipal equiparado ao Colégio Pedro II.

 

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Biografia do Autor

Adriano da Fonseca Melo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (PPGEDUMAT/UFMS). Professor na Secretaria Municipal de Educação, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília (UNB). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (INMA/PPGEDUMAT/UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

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Publicado

2021-04-30

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Como Citar

MELO, A. da F. .; SANTOS, E. S. C. dos . UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO ENSINO DE ÁLGEBRA NO PROGRAMA DO GINÁSIO MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/72. Acesso em: 17 maio. 2024.