CARTAS DE PARKER

de programas de ensino sergipanos a exemplares da Revista de Ensino (primeira metade do séc. XX)

Autores

Palavras-chave:

Cartas de Parker, Matemática para ensinar, Saberes aritméticos

Resumo

Neste texto é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo caracterizar uma matemática para ensinar a partir de orientações de uso das Cartas de Parker, por meio do uso das legislações sergipanas e da Revista de Ensino na primeira metade do século XX. Para uma aproximação com os temas foi adotado Valente (2008,2013,2018 e 2019) para compreender sobre a história da educação matemática, sobre as Cartas de Parker e sobre o saber profissional do professor que ensina matemática. Por meio dos exames realizados nas legislações de Sergipe foi possível identificar uma graduação no ensino, havendo uma indicação de saberes e ferramentas que o professor utilizaria em sala. Já o exame realizado nas Cartas, verificamos que são uma ferramenta de ensino, a qual segue uma ordem para o ensino, indo do concreto ao abstrato, fazendo com que os alunos conseguissem resolver o que está sendo proposto pelo professor.

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Biografia do Autor

Mariana Nunes Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda pelo o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe

Ivanete Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

2021-04-30

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Como Citar

ANDRADE, M. N.; SANTOS, I. B. dos. CARTAS DE PARKER: de programas de ensino sergipanos a exemplares da Revista de Ensino (primeira metade do séc. XX). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/69. Acesso em: 21 maio. 2024.

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