CARTAS DE PARKER
de programas de ensino sergipanos a exemplares da Revista de Ensino (primeira metade do séc. XX)
Keywords:
Cartas de Parker, Matemática para ensinar, Saberes aritméticosAbstract
Neste texto é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo caracterizar uma matemática para ensinar a partir de orientações de uso das Cartas de Parker, por meio do uso das legislações sergipanas e da Revista de Ensino na primeira metade do século XX. Para uma aproximação com os temas foi adotado Valente (2008,2013,2018 e 2019) para compreender sobre a história da educação matemática, sobre as Cartas de Parker e sobre o saber profissional do professor que ensina matemática. Por meio dos exames realizados nas legislações de Sergipe foi possível identificar uma graduação no ensino, havendo uma indicação de saberes e ferramentas que o professor utilizaria em sala. Já o exame realizado nas Cartas, verificamos que são uma ferramenta de ensino, a qual segue uma ordem para o ensino, indo do concreto ao abstrato, fazendo com que os alunos conseguissem resolver o que está sendo proposto pelo professor.
Downloads
References
BORGES, R. A., DUARTE, A. R. S., CAMPOS, T. M. A matemática da escola primária nas revistas pedagógicas do Brasil e de Portugal. Revista Reflexão e Ação, 240-266. 2012. Link de acesso: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160516>. Acesso em: 09 de maio de 2021.
BRITO, J. L. de. Cartas de Parker para o ensino de aritmética nas escolas primarias, Revista de Ensino, 1902, nº 1, São Paulo. Link de acesso: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/98842>. Acesso em: 09 de maio de 2021.
CAPELATO, M. H. R. Imprensa e história do Brasil. 2. ed. São Paulo, SP: Contexto, 1998.
CATANI, D. B. A imprensa pedagógica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia. Uberlândia, MG, v. 10, n. 20, p. 115-130, Jul.- Dez. 1996.
HOFSTETTER, R., & SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: R. Hofstetter & W.R. Valente (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores (pp. 113-172, 1 ed.). São Paulo: Editora da Física, 2017.
SERGIPE. Decreto nº 571, 19 de outubro de 1912. Aracaju: Imprensa Official, 1912. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/103584>. Acesso em: 08 de maio de 2021.
SERGIPE. Decreto n º 587 de 9 de janeiro de 1915. Aracaju: Imprensa Official, 1915. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/104706>. Acesso em: 08 de maio de 2021.
SERGIPE. Decreto n º 867 de 11 de março de 1924. Aracaju: Imprensa Official, 1924. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/104709>. Acesso em: 08 de maio de 2021.
SERGIPE. Decreto n º 25 de 3 de fevereiro de 1931. Aracaju: Imprensa Official, 1931. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/116817>. Acesso em: 08 de maio de 2021.
SERGIPE. Programma para o ensino primário especialmente para os grupos escholares, 1912. Aracaju: Typ. D’ O Estado de Sergipe, 1912. Disponivel em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124884>. Acesso em: 08 de maio de 2021.
SERGIPE. Programma para o curso primário nos Grupos Escolares e Escolas Isoladas, 1915. Aracaju: Typ. D’ O Estado de Sergipe, 1915. Disponivel em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124882>. Acesso em: 08 de maio de 2021.
SERGIPE. Programma para o curso primário nos grupos escolares e escolas isoladas, 1916. Aracaju: Typ. D’ O Estado de Sergipe, 1916. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/116813>. Acesso em: 08 de maio de 2021.
SERGIPE. Programma para o curso primário nos grupos escolares e escolas isoladas, 1917. Aracaju: Typ. D’ O Estado de Sergipe, 1917. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/103591>. Acesso em: 08 de maio de 2021.
SERGIPE. Programma para o curso primário elementar e superior, 1924. Aracaju: Typ. D’ O Estado de Sergipe, 1924. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124883>. Acesso em: 08 de maio de 2021.
SERGIPE. Programma para o curso primário, 1931. Aracaju: Typ. D’ O Estado de Sergipe, 1931. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/116817>. Acesso em: 08 de maio de 2021.
SERGIPE. Programma para o ensino das Escolas Primárias Públicas e Particulares do Estado de Sergipe, 1938. Aracaju: Typ. D’ O Estado de Sergipe, 1938. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/116815>. Acesso em: 08 de maio de 2021.
SERGIPE. Programma para o ensino das Escolas Primárias Públicas e Particulares do Estado de Sergipe, 1944. Aracaju: Typ. D’ O Estado de Sergipe, 194. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/116816>. Acesso em: 08 de maio de 2021.
SERGIPE. Regulamento da Instrucção Primária do Estado de Sergipe de 1912. Aracaju: Imprensa Official, 1912. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124889>. Acesso em: 08 de maio de 2021.
SERGIPE. Regulamento de Instrução Pública de 1924. Aracaju: Imprensa Official, 1924. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/104709>. Acesso em: 08 de maio de 2021.
VALENTE, W. R. Lourenço Filho, as cartas de Parker e as transformações da aritmética escolar. Anais do VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais..., Cuiabá, 2013.
VALENTE, W. R. Oito temas sobre história da educação matemática. Revista de Matemática, ensino e cultura. Natal, RN, ano 8, n.12, p. 22-50, Jan.- Jun. 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160384>. Acesso em: 08 de maio de 2021.
VALENTE, W. R.; PINHEIRO, N. V. L. Chega de decorar a tabuada! As cartas de Parker e a árvore do cálculo na ruptura de uma tradição. Educação Matemática em Revista – RS- ANO 16 - 2015 - número 16 - v.1 - pp. 22 a 37. Link de acesso: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160388 >. Acesso em: 08 de maio de 2021.
VALENTE, W. R. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 20, p. 377-385, 2018. Link de acesso: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/189543>. Acesso em: 08 de maio de 2021.
VALENTE, W. R. Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar. Alexandria; R. Educ. Ci. Tec. Florianopolis, v.12, n.2. p. 51-63, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p51>. Acesso em: 08 de maio de 2021.
VALENTE, W. R. A pesquisa sobre história do saber profissional do professor que ensina matemática: interrogações metodológicas. Revista Paradigma. (Edición Cuadragésimo Aniversario: 1980-2020), Vol. XLI, junho de 2020 / 900 – 911. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209268>. Acesso em: 08 de maio de 2021.
VALENTE, W. R. Os experts e a sistematização da matemática: para a formação de professores dos primeiros anos escolares, 1890-1990. Projeto de Pesquisa. UNIFESP, Guarulhos – SP. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1Rxef9ZwAsDfn1xmrlenWcvwUvr75pC0-/view>. Acesso em: 08 de maio de 2021.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 188 PDF (Português (Brasil)) downloads: 163