CARTAS DE PARKER E SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR (REVISTA DE ENSINO, 1902 – 1903)
Palavras-chave:
Aritmética, Cartas de Parker, Saberes profissionaisResumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa que caracterizou as Cartas de Parker como parte do saber profissional do professor que ensinava matemática, a partir da Revista de Ensino no período de 1902 e 1903. Foram utilizados Valente et al. (2017) sobre o saber profissional; e Morais, Bertini e Valente (2021) sobre a matemática do ensino e as categorias de análise. Por meio do exame efetuado a partir das Cartas de Parker, foi possível caracterizar uma sequência de: números; fração; e as quatro operações e estabelecer uma graduação, em que o professor deveria seguir o ensino dos conteúdos a partir da observação até chegar a ação. E, os exercícios e problemas eram utilizados na maioria dos casos para fixação e em outros para a construção de significados. As categorias de análise permitiram caracterizar as Cartas de Parker como um material didático parte do saber profissional do professor que ensinava matemática.
Downloads
Referências
BRITO, J. L. de. Cartas de Parker para o ensino de Aritmética nas escolas primarias. Revista de Ensino, 1902a, nº 1, São Paulo. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/98842. Acesso em: 06 de julho de 2021.
BRITO, J. L. de. Cartas de Parker para o ensino de Aritmética nas escolas primarias. Revista de Ensino, 1902b, nº 2, São Paulo. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/98843. Acesso em: 06 de julho de 2021.
BRITO, J. L. de. Cartas de Parker para o ensino de Aritmética nas escolas primarias. Revista de Ensino, 1902c, nº 3, São Paulo. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/98844. Acesso em: 06 de julho de 2021.
BRITO, J. L. de. Cartas de Parker para o ensino de Aritmética nas escolas primarias. Revista de Ensino, 1902d, nº 4, São Paulo. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/98845. Acesso em: 06 de julho de 2021.
BRITO, J. L. de. Cartas de Parker para o ensino de Aritmética nas escolas primarias. Revista de Ensino, 1902e, nº 5, São Paulo. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/98846. Acesso em: 06 de julho de 2021.
BRITO, J. L. de. Cartas de Parker para o ensino de Aritmética nas escolas primarias. Revista de Ensino, 1903, nº 6, São Paulo. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/98983. Acesso em: 06 de julho de 2021.
CATANI, D. B. A Imprensa Pedagógica Educacional: As Revistas de Ensino e o estudo do Campo Educacional. Educação e Filosofia. Uberlândia, MG, v. 10, n. 20, p. 115-130, Jul.-Dez. 1996.
CLARAS, A. F. As finalidades da Aritmética no ensino primário paranaense - 1903 a 1932. Tese (Doutor em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
COSTA, D. A. da. O REPOSITÓRIO DE CONTEÚDO DIGITAL: um exemplo didático a partir dos impressos pedagógicos. In: XII Seminário Temático. A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: O que dizem as revistas pedagógicas? (1890 – 1970). Curitiba: PUCPR, 2015. Disponível em: http://www2.td.utfpr.edu.br/seminario_tematico/ANAIS/37_COSTA.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.
HOFSTETTER, R; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora da Física, 2017. p. 113-172.
MORAIS, R. S., BERTINI, L. F.; VALENTE, W. R. A Matemática no ensino de frações: do século XIX a BNCC. São Paulo: Livraria da Física, 2021.
RAGAZZINI, D. Para quem e o que testemunham as fontes da História da Educação? Revista Educar. Curitiba, PR, n. 18, p. 13-28, 2001. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32815/20799>, acessado em: 16 de agosto de 2021.
SOUZA, R. F. Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 49, p. 103-120, 2013.
VALDEMARIN, V. T. Método intuitivo: os sentidos como janelas e portas que se abrem para um mundo interpretado. In: ALMEIDA, J. S.; SOUZA, R. F.; VALDEMARIN, V. T. (Org.). O legado educacional do século XIX. Araraquara: Unifesp, 1998, p. 63-105.
VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. Revista Eletrônica de Educação Matemática. V2. 2, p.28-49, UFSC, 2007.
VALENTE, W. R. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 20, p. 377-385, 2018. Link de acesso: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/189543>.Acesso em: 08 de maio de 2021.
VALENTE, W. R. Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar. Alexandria; R. Educ. Ci. Tec. Florianópolis, v.12, n.2. p. 51-63, 2019.
VALENTE, W. R. A pesquisa sobre história do saber profissional do professor que ensina matemática: interrogações metodológicas. Revista Paradigma. (Edición Cuadragésimo Aniversario: 1980-2020), Vol. XLI, junho de 2020 / 900 –911.
VALENTE, W. R.; BERTINI, L. F.; PINTO, N. B.; MORAIS, R. S. A Matemática na Formação de Professores e no Ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990. Projeto de Pesquisa. São Paulo: FAPESP, 2017. Disponível em: http://bv.fapesp.br/pt/auxilios/98879/a-matematica-na-formacao-de-professores-e-noensino-processos-e-dinamicas-de-producao-de-um-saber-p/?q=17/15751-2.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 116 PDF downloads: 80