O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COMO ELEMENTO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINAVA MATEMÁTICA: O QUE DIZEM AS REVISTAS PEDAGOGICAS? (1902-1951)
Palavras-chave:
Materiais Didáticos, Revistas Pedagógicas, Saberes ProfissionaisResumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como intento caracterizar as finalidades dos materiais didáticos como um elemento do saber profissional do professor que ensinava matemática a partir de orientações publicadas em exemplares de revistas pedagógicas da primeira metade do século XX. Para atingir o objetivo proposto, foram examinados exemplares das revistas: Revista de Ensino, Revista Escolar, Revista do professor. Revista Educação, Revista Escolar Infantil. Os entendimentos para o exame das fontes foram baseados em Souza (2013) para materiais didáticos, Lima e Valente (2019) para a constituição de saberes profissionais e Morais, Bertini e Valente (2021) para matemática do ensino e seus constituintes: sequência, graduação, significado e exercício / problema. Os materiais didáticos identificados foram caracterizados com finalidades diferentes: representação, manipulação e construção sendo vinculado aos saberes aritméticos e geométricos.
Downloads
Referências
BRITO, J. L.de. Cartas de Parker. Revista de Ensino. n Anno I, n.06, fevereiro. SP. 1902. Disponível: <http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/98846>
LIMA. E. B.; VALENTE. W. R. O saber profissional do professor que ensina Matemática: considerações teórico-metodológicas. Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, v. 4, n. 11, p. 928-943, maio/ago. 2019.
MORAIS, R. S., BERTINI, L. F. & VALENTE, W. R. A Matemática no ensino de frações: do século XIX a BNCC. São Paulo: Livraria da Física. 2021
REZENDE, A. M. S. de. MARIA MONTESSORI E OS MATERIAIS DIDÁTICOS: condensando saberes profissionais da docência. Tese (Doutorado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) – Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos, 2021.
SAO PAULO, Area do trapézio (lição de geometria), n.1, vol IX, dez, SP, P. 138 disponivel em< https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177738> 2021
SAO PAULO, II, origens das Frações, Revista Educação, n.1, vol I, outubro, SP, P. 42 disponível em < https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177732> 2021
SANTANA, A. M. Apresentais os fatos, ensinais a efetuar o mundo: as cartas de Parker em Sergipe (1912-1953). Dissertação (Mestrado no Programa de Pós- Graduação em Educação) Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
SANTOS, J. C. Materiais de Ensino e os Saberes Elementares matemáticos, Sergipe (1911- 1931). Dissertação (Mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
SOUZA, R. F. Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primaria no Brasil, no século XX. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 49, p. 103-120, jul/set. 2013. Editora. UFPR.
VALENTE, W. R. Oito temas sobre história da educação matemática. REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 8, n.12, 2013.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 135 PDF downloads: 71