O MÉTODO DE PROJETOS

indícios de uma matemática para ensinar nas revistas pedagógicas na década de 1930

Autores

Palavras-chave:

Escola Nova, Método de Projetos, matemática para ensinar

Resumo

Este texto é parte das considerações iniciais de um projeto de doutoramento, busca-se responder à questão: que matemática estaria presente na proposta do Método de Projetos em São Paulo, nas revistas pedagógicas na década de 1930? Ancora-se na perspectiva histórica (DE CERTEAU, 1982), para compreender os saberes profissionais (BORER, 2017) que estariam presentes nessa proposta. Consideramos que existem tensões entre os saberes a ensinar e os saberes para ensinar (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017), na matemática, nos saberes profissionais, ilustram uma matemática a ensinar e uma matemática para ensinar (BERTINI; MORAIS; VALENTE, 2017). Nesse texto consideramos que o Método de Projetos cuja proposta vem de Dewey e Kilpatrick, possuía cunho social e democrático, a escola é proposta como um lugar privilegiado para essas experiências, as crianças deveriam idealizar e executar os projetos. Considera-se que a matemática proposta nessas revistas pedagógicas é uma matemática para ensinar as crianças, estarem mais envolvidas na sociedade.

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Biografia do Autor

Ivone Lemos da Rocha, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Educação, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, SP, Brasil.

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Publicado

2021-05-04

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Como Citar

ROCHA, I. L. da . O MÉTODO DE PROJETOS: indícios de uma matemática para ensinar nas revistas pedagógicas na década de 1930. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/73. Acesso em: 21 maio. 2024.