MÉTODO DE PROJETOS NAS DÉCADAS DE 1920-1930: saberes rudimentares para ensinar matemática em São Paulo
Palavras-chave:
saberes profissionais, método de projetos, Escola Nova paulistaDownloads
Referências
BASTOS, A. A. Systema de “Projectos” - A Casa. Revista de Educação. São Paulo, v. 03- p. 311-316, 1928. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209802 >. Acesso em 06 mar. 2022.
BORER, L. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: HOFFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (orgs). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. São Paulo, Livraria da Física, 2017, p. 173-200.
CATANI, D.B. A imprensa periódica nacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Revista Educação e Filosofia. V. 10, jul./dez. 1996, p. 115-130. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/928/842 >. Acesso em: 05 mar. 2024.
DE CERTEAU, M. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
LOURENÇO FILHO, M. Introdução ao Estudo da Escola Nova. 3ª ed. São Paulo. Melhoramentos. 1930.
TANURI, L.M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 61-193. mai./jun./jul./ago/2000. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a05 >. Acesso em: 15 mar. 2024.
VALENTE, W. R. et al. A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990.Projeto de Pesquisa.São Paulo: FAPESP, 2017.
VALENTE, W. R. A matemática nos primeiros anos escolares: elementos ou rudimentos? Revista História da Educação. São Paulo, v. 20, p. 1-13, ago. 2016. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/heduc/a/LRM9YrG6jhsNkSTDnn4rqVr/?lang=pt >. Acesso em: 10 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 30 PDF downloads: 22