SABERES A E PARA ENSINAR NO MANUAL DIDÁTICA DA ARITMÉTICA EM TEMPOS DA ESCOLA NOVA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO (1943-1964)

Autores

Palavras-chave:

Ismael França Campos, história da educação matemática, ofício docente

Resumo

Esta comunicação é um recorte de uma pesquisa em desenvolvimento, na Iniciação Científica, cujo objetivo é caracterizar os saberes a e para ensinar presentes no manual Didática da Aritmética direcionado a normalistas e professores primários. Autoria de Ismael França Campos, diretor e catedrático de Metodologia de Cálculo do Instituto de Educação (IE)(1943-1964). Quanto à abordagem teórico-metodológica, a pesquisa configura-se como sócio-histórica. Na análise, saberes que coadunam o movimento escolanovista em relação aos métodos de ensino, saberes sistematizados no referido manual, com diretrizes para a formação e aperfeiçoamento de professores. Os resultados encontrados apontam que os saberes a e para ensinar posto no material em análise encontra-se em diálogo com o ideário da psicologia científica.

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Biografia do Autor

Guilherme Antonio Silva, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Aluno de Iniciação Científica da CNPQ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Campus Maracanã, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Denise Medina França, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Docente do PROPED- Programa de pós-graduação em educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Campus Maracanã, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

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Publicado

2021-05-03

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Como Citar

SILVA, G. A.; FRANÇA, D. M. SABERES A E PARA ENSINAR NO MANUAL DIDÁTICA DA ARITMÉTICA EM TEMPOS DA ESCOLA NOVA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO (1943-1964). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/50. Acesso em: 17 maio. 2024.