SABERES A E PARA ENSINAR NO MANUAL DIDÁTICA DA ARITMÉTICA EM TEMPOS DA ESCOLA NOVA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO (1943-1964)

Autores

Palavras-chave:

Ismael França Campos, história da educação matemática, ofício docente

Resumo

Esta comunicação é um recorte de uma pesquisa em desenvolvimento, na Iniciação Científica, cujo objetivo é caracterizar os saberes a e para ensinar presentes no manual Didática da Aritmética direcionado a normalistas e professores primários. Autoria de Ismael França Campos, diretor e catedrático de Metodologia de Cálculo do Instituto de Educação (IE)(1943-1964). Quanto à abordagem teórico-metodológica, a pesquisa configura-se como sócio-histórica. Na análise, saberes que coadunam o movimento escolanovista em relação aos métodos de ensino, saberes sistematizados no referido manual, com diretrizes para a formação e aperfeiçoamento de professores. Os resultados encontrados apontam que os saberes a e para ensinar posto no material em análise encontra-se em diálogo com o ideário da psicologia científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Antonio Silva, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Aluno de Iniciação Científica da CNPQ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Campus Maracanã, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Denise Medina França, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Docente do PROPED- Programa de pós-graduação em educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Campus Maracanã, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Referências

ALMEIDA, D. H. de. A Matemática na formação do professor primário nos institutos de Educação de São Paulo e Rio de Janeiro (1932-1938). 2013.105f. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência). UNIFESP. São Paulo

ASSIS, M. M. A. de; MENDES, I A. Matemáticas elementares na Escola Normal de Natal: entre legislações, programas de ensino, materiais didáticos. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 16, n. 49, p. 629-654, jul. 2016. ISSN 1981-416X. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/4951>. Acesso em: 30 jun. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS06.

BITTENCOURT, C. M. F. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. 1993. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

CAMPOS, I. F. Didática da aritmética. Rio de Janeiro: J. Ozon+Editor, (s.d.). Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/134320>. Acesso em 28 dez.2015.

CERTEAU, M. de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução: Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. In: Educação e Pesquisa, FEUSP, São Paulo, v.30, n.3, set/dez. 2004, p.549-566.

CHOPPIN, A. O historiador e o livro escolar. História da Educação, Pelotas, v.11, p. 5-27, abr. 2002.

CMEB/ISERJ. Ficha Funcional de Ismael França Campos, 1951, RJ. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/158508>. Acesso em: 25 de jun. 2019.

CONKIN, P. Peabody College: From a Frontier Academy to the Frontiers of Teaching and Learning. Nashville: Vanderbilt University Press, 2002.

CORREIO DA MANHÃ, Empossado o Conselho Estadual de Educação. Rio de Janeiro, 7 de setembro de 1962. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=089842_07&pesq=%22Ismael%20fran%C3%A7a%20campos%22&pagfis=32449. Acesso em: 21 jan. 2019.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora da Física, 2017. p.113-172.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Tradução: Gizele de Souza. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-44, 2001.

MONARCHA, C. Brasil arcaico, escola nova: Ciência, técnica e utopia nos anos 1920-1930. Campinas, São Paulo: Editora Unesp, 2009.

PINHEIRO, N. V. L.; VALENTE, W. R. O Serviço de Psicologia e os testes: preparando em laboratório as transformações no ensino de matemática dos anos iniciais. EDUCAÇÃO, v. 4, n. 3, p. 81–90, 2016. DOI: 10.17564/2316-3828.2016v4n3p81-90. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1975. Acesso em: 8 abr. 2021.

SILVA, G; FRANÇA, D. Professores que Ensinam a Ensinar Matemática. In: XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e a História da Educação Matemática, 2019, Sergipe. XVII Seminário Temático. Anais.... Disponível em: https://xviiseminariotematico.paginas.ufsc.br/sessao-de-comunicacao-1/. Acesso em 13 dez. 2019.

SILVA, M. C.; VALENTE, W. Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação professores. Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v.15, n.4, p. 857-871, 2013. Disponível: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/17750.

SILVA. M.; SILVA. G. A.; FRANÇA. D. Ficha funcional de professores do ISERJ como fonte de pesquisa para história da educação matemática. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, n. 2, p. 301-314, 30 set. 2020.

VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora da Física, 2017. p.113-172.

VIDAL, D. G. O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937). Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2001.

VILLELA, L. A. et al. Os experts dos primeiros anos escolares: a construção de um corpo de especialistas no ensino de Matemática. In: Neuza Bertoni Pinto; Wagner Rodrigues Valente. (Org.). Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria Física, 2016, v. 1, p. 245-253.

Downloads

Publicado

2021-05-03

Métricas


Visualizações do artigo: 156     PDF downloads: 129

Como Citar

SILVA, G. A.; FRANÇA, D. M. SABERES A E PARA ENSINAR NO MANUAL DIDÁTICA DA ARITMÉTICA EM TEMPOS DA ESCOLA NOVA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO (1943-1964). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/50. Acesso em: 21 nov. 2024.