O MÉTODO DE PROJETOS
indícios de uma matemática para ensinar nas revistas pedagógicas na década de 1930
Palavras-chave:
Escola Nova, Método de Projetos, matemática para ensinarResumo
Este texto é parte das considerações iniciais de um projeto de doutoramento, busca-se responder à questão: que matemática estaria presente na proposta do Método de Projetos em São Paulo, nas revistas pedagógicas na década de 1930? Ancora-se na perspectiva histórica (DE CERTEAU, 1982), para compreender os saberes profissionais (BORER, 2017) que estariam presentes nessa proposta. Consideramos que existem tensões entre os saberes a ensinar e os saberes para ensinar (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017), na matemática, nos saberes profissionais, ilustram uma matemática a ensinar e uma matemática para ensinar (BERTINI; MORAIS; VALENTE, 2017). Nesse texto consideramos que o Método de Projetos cuja proposta vem de Dewey e Kilpatrick, possuía cunho social e democrático, a escola é proposta como um lugar privilegiado para essas experiências, as crianças deveriam idealizar e executar os projetos. Considera-se que a matemática proposta nessas revistas pedagógicas é uma matemática para ensinar as crianças, estarem mais envolvidas na sociedade.
Downloads
Referências
AZEVEDO, F. A função da escola primária. Revista Boletim da Secretaria da Educação e Saúde do Estado de São Paulo. 1936, p. 15-16. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/133620 > . Acesso em 16 jan. 2021.
BERTINI, L. F. ; MORAIS, R. S; VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação dos professores. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2017.
BIN, A. C. Concepções de conhecimento e currículo em W. Kilpatrick e implicações do método de projetos. 2012. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, 2012.
BORER, L. V. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. Livraria da Física, 2017, pp. 173- 200.
CAPRARO, R. M; CAPRARO, M. M.; MORGAN, J. R. STEM Project- Based Learning: an Integrated Science, Technology, Engineering, and Mathematics (STEM) Approach (2nd Edition), 2013.
CATANI, D. B. A imprensa periódica nacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educional. Revista Educação e Filosofia. V. 10, jul./dez. 1996, p. 115-130. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/928/842>. Acesso em: 20 jan. 2021.
CHARTIER, R. A História cultural entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Portugal, Difusão Editorial, 2ª ed., 1990.
DE CERTEAU, M. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
ESCOBAR, J. R. Esquema do método de projetos. Revista do Professor, 1934, Ano I, n. 04, jun. jul. SP. Disponível em: <http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=145335&pagfis=86>. Acesso em: 14 abr. 2021.
FILHO, L. Introdução ao Estudo da Escola Nova. São Paulo: Melhoramentos, 1930.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE Wagner Rodrigues (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. São Paulo, Livraria da Física, 2017, p. 113-172.
KILPATRICK, W. H. The Project Method: the Use of Purposeful Act in the Educative Process. Teachers College Record. New York, v. 19, n. 4 , p. 319-335. Disponível em: <http://www.educationengland.org.uk/documents/kilpatrick1918/index.html> . Acesso em: 15 mar. 2021.
KILPATRICK, W. H. Dangers and Difficulties of the Project Method and How to Overcome Them. New York, v. 22, n. 4, p. 283-288. Disponível em: <https://www.tcrecord.org/Issue.asp?volyear=1921&number=4&volume=22 > Acesso em: 15 mar. 2021.
LEITE, A.C. C. A. A noção de projeto na educação: o “Método de Projeto” de William Heard Kilpatrick. 2012. 72f. Dissertação (Mestrado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012.
PENTEADO JUNIOR, O. A. P. Systema de Projetos. Revista Boletim da Secretaria da Educação e Saúde do Estado de São Paulo. 1936, p. 15-16. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/133620 >. Acesso em 15 jan. 2021.
TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 61-193. mai./jun./jul./ago/2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a05> . Acesso em: 15 jul. 2019.
VALENTE, W. R. Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica. Rev. Bras. Hist. Educ. São Paulo, n. 21, p. 1-20. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/54081 >. Acesso em: 10 abr. 2021.
VALENTE, W. R. et al. A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990. Projeto de Pesquisa. São Paulo: FAPESP, 2017.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 175 PDF downloads: 139