CARTAS DE PARKER
de programas de ensino sergipanos a exemplares da Revista de Ensino (primeira metade do séc. XX)
Palavras-chave:
Cartas de Parker, Matemática para ensinar, Saberes aritméticosResumo
Neste texto é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo caracterizar uma matemática para ensinar a partir de orientações de uso das Cartas de Parker, por meio do uso das legislações sergipanas e da Revista de Ensino na primeira metade do século XX. Para uma aproximação com os temas foi adotado Valente (2008,2013,2018 e 2019) para compreender sobre a história da educação matemática, sobre as Cartas de Parker e sobre o saber profissional do professor que ensina matemática. Por meio dos exames realizados nas legislações de Sergipe foi possível identificar uma graduação no ensino, havendo uma indicação de saberes e ferramentas que o professor utilizaria em sala. Já o exame realizado nas Cartas, verificamos que são uma ferramenta de ensino, a qual segue uma ordem para o ensino, indo do concreto ao abstrato, fazendo com que os alunos conseguissem resolver o que está sendo proposto pelo professor.
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