MATERIAIS DIDÁTICOS NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA (1902-1911)
Palabras clave:
Materiais didáticos, Saberes profissionais, Cartas de ParkerResumen
Neste artigo é apresentado um exercício inicial que trata sobre a função dos materiais didáticos na constituição do saber profissional do professor que ensina matemática na primeira metade do século XX. E tem como intento caracterizar finalidades dos materiais didáticos na constituição do saber profissional do professor que ensina matemática a partir de revistas pedagógicas publicadas em marco cronológico de (1902-1911). Sendo assim, foi feito um exame em exemplares da Revista de Ensino. Foi utilizado Souza (2013) para um entendimento sobre materiais didáticos e Valente (2019) com intuito de apuramentos sobre saberes e graduação. A partir do exame foi possível identificar materiais didáticos utilizados de duas formas como material manipulável e como representação. E no caso das Cartas de Parker, que em si já é um material didático é possível identificar a partir das orientações postas nelas o uso de materiais manipuláveis e de representações.
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