POTENCIALIDADES DIDÁTICAS POR MEIO DA RELAÇÃO DE PROPORÇÃO NA UTILIZAÇÃO DO SECTOR DE HOOD (1598)

Autores

Palavras-chave:

História da Matemática, Formação de professores de Matemática, Sector de Thomas Hood

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Bezerra de Alencar, Universidade Estadual do Ceará

 

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará.  Além disso, ela é líder Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática. 

Referências

ALENCAR, Lívia Bezerra de. A construção da escala de cordas a partir do sector de Thomas Hood (1556-1620) para a compreensão de aspectos geométricos na formação inicial de professores. 2023. 96 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023.

ALENCAR, Lívia Bezerra DE; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Conceitos matemáticos na escala de cordas do Sector de Thomas Hood: possibilidades para Educação Matemática. Revemop, v. 5, p. e202310, 12 dez. 2023.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000. Cap. 5. p. 77-85.

HOOD, Thomas. The making and use of the geometricall instrument, called a sector. 1aEdição. Londres: John Winds, 1598.

KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. Investigação Qualitativa em Educação. Rio Grande do Sul: Atas, 2015.

MOREIRA, Plínio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela. A formação matemática do professor: Licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 342–372, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2164. Acesso em: 4 out. 2023.

PRODANOV, Cleber Cristiano; PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013.

SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. São Paulo: Ciência e Educação, 2013.

Palavras-chave: História da Matemática; Formação de Professores de Matemática; Sector de Thomas Hood

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 47     PDF downloads: 17

Como Citar

BEZERRA DE ALENCAR, L.; PEREIRA, A. C. C. POTENCIALIDADES DIDÁTICAS POR MEIO DA RELAÇÃO DE PROPORÇÃO NA UTILIZAÇÃO DO SECTOR DE HOOD (1598). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/365. Acesso em: 21 nov. 2024.