UMA HISTÓRIA DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
análises do curso de licenciatura da Universidade Federal do Amazonas no período 1990-2015
Palavras-chave:
História da Educação Matemática, Formação de Professores, Saberes a ensinar e para ensinarResumo
RESUMO
Em certo período da história, os cursos de licenciatura em matemática priorizaram na formação de professor os conteúdos específicos da matemática, acreditando-se que esses saberes seriam suficientes para a docência. Entretanto, os saberes disciplinares de cunho pedagógico foram tomando o centro de grandes debates, principalmente por especialistas das áreas da matemática e da pedagogia, o que sugeriu uma articulação histórica entre sabres a ensinar e saberes para ensinar. Este trabalho tem por problema de pesquisa: que mudanças ocorreram no saber profissional do professor de matemática que teve formação no curso de licenciatura da UFAM, no período 1990 a 2015? Justifica-se pela importância dos estudos sobre as mudanças e rupturas que ocorreram na formação dos professores de matemática, principalmente no que diz respeito às chamadas disciplinas pedagógicas. Baseia-se na história cultural, apoiando-se nas discussões teórico-metodológicas de Chervel, Burker, Hofstetter, Schneuwly, Valente, entre outros, utilizando documentos oficiais como fontes de pesquisa.
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Referências
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