ENSINO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: uma abordagem na história do saber profissional docente

Autores

  • Lucas Martins Marinho lucasmartins.lmm81@gmail.com
  • Rogério Jacinto de Moraes de Moraes Junior rogeriojacinto@ufam.edu.br
    Universidade Federal do Amazonas - UFAM https://orcid.org/0000-0002-6591-0350

Palavras-chave:

Saber profissional, Ensino, Prática docente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Jacinto de Moraes de Moraes Junior, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - REAMEC (2022). Possui Mestrado Profissional em Rede Nacional - PROFMAT (2015). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do amazonas (2009). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Atualmente é professor do colegiado de matemática e física do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET-UFAM). Desenvolve pesquisas sobre Formação de Professores e História da educação matemática. Faz parte do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT. Tem experiência na área de Matemática e ensino de matemática.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de et al. O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo. R. Bras. Est. Pedag, p. 122-143, 2010.

BERTINI, Luciane de Fátima. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores / Luciane de Fátima Bertini, Rosilda dos santos Morais, Wagner Rodrigues Valente. - São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

GROTTI, Rogerio. O Cálculo Diferencial e Integral para ensinar: a Matemática para a licenciatura em Matemática. 2019. 180 páginas. Tese (Doutorado de Educação em Ciências e Matemática) – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de LS Shulman. Educação, p. 33-50, 2004.

NUNES, CÉLIA; FERNANDES, MARIA. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. educação & Sociedade, v. 22, p. 27-42, 2001.

Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores / Rita Hofstetter, Wagner Rodrigues Valente (organizadores); prefácio de Antônio Nóvoa. - 1. ed. - São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. - (Coleção Contextos da Ciência)

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista brasileira de Educação, n. 13, p. 05-24, 2000.

VALENTE, Wagner Rodrigues. História da formação do professor que ensina matemática: etapas de constituição da matemática para ensinar. Revista BOEM, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 10–24, 2022. DOI: 10.5965/2357724X10192022010. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/21698. Acesso em: 28 fev. 2024.

VALENTE, W. R. O saber profissional do professor que ensina Matemática: o futuro do passado. Revista Paradigma. Vol. XXXIX.Pág.190-20, junho de 2018.

VALENTE, W. R. A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas. Revista Paradigma (Edición Cuadragésimo Aniversario: 1980-2020), Vol. XLI, pág. 900 – 911, junho de 2020.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 9     PDF downloads: 8

Como Citar

MARINHO, L. M. .; DE MORAES JUNIOR, R. J. de M. ENSINO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: uma abordagem na história do saber profissional docente. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/340. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores