O SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS VIA PARÂMETROS EM AÇÃO
Keywords:
Saber profissional, História Cultural, PCN em Ação, MatemáticaAbstract
A pesquisa em tela refere-se a estudos iniciais de doutorado vinculado à Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Visa analisar os saberes previstos na formação continuada do Programa PCN em Ação, em termos de uma nova matemática para ensinar nos anos iniciais. A pesquisa é bibliográfica e documental. As discussões serão ancoradas no ferramental teórico da História Cultural e nas pesquisas do GHEMAT, que mobiliza duas tipologias de saberes (matemática a ensinar e para ensinar). Entre outras referências, consideramos os estudos de De Certeau (2011; 2012); Chartier (1990); Julia (2001); Chervel (1990); Hofstetter e Schneuwly (2017; 2020) e Valente (2010; 2017ª; 2017b). Espera-se responder ao questionamento sobre qual matemática para ensinar é possível caracterizar no PCN em Ação e contribuir com novos subsídios às pesquisas no campo da História da Educação Matemática.
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