UMA HISTÓRIA DO SABER PROFISSIONAL TECIDA EM CONEXÃO: PCN em Ação e PCN de Matemática

Autores

Palavras-chave:

saber profissional;, PCN em Ação;, PCN de Matemática;, matemática a ensinar;, matemática para ensinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcântara, Instituto Federal de Educaçãi, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO

 Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC, da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, Polo Cuiabá. Professora do Instituto Federal do Tocantins – IFTO, Campus Araguatins, Tocantins, Brasil.

Valente, Universidade Federal de São Paulo

Professor Adjunto Livre Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenador do GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais - matemática: ensino de primeira a quarta séries. 10 v. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Programa de desenvolvimento profissional continuado. Parâmetros em Ação, v. I. Brasília: MEC/SEF, 1999. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_acao/pcnacao_alf.pdf. Acesso em: 20 set. 2022

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Relatório de Gestão do Exercício de 2000. Brasília: MEC/SEF, 2000a. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/sef00.pdf. Acesso em: 12 jun. 2022.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BURKE, Peter. O que é história do conhecimento? Tradução de. Freire, Cláudia. .São Paulo: Editora UNESP. 2016, 211p.

CHARTIER, Roger. Introdução. Por uma sociologia histórica das práticas culturais. In: _____. A História Cultural entre práticas e representações. Col. Memória e sociedade. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

HOFSTETTER, R. &SCHNEUWLY. B. (2009). Savoirsen (trans)formation – Au cœur des professions de l’enseignement et de la formation.Bruxelles: Éditions De BoeckUniversité.

VALENTE, W. R. História da formação do professor que ensina matemática: etapas de constituição da matemática para ensinar. Revista BOEM, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 10-24, 2022. Disponível em https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/21698. Acesso em 21 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 9     PDF downloads: 6

Como Citar

COSTA DE ALCÂNTARA OLIVEIRA, Q.; RODRIGUES VALENTE, W. UMA HISTÓRIA DO SABER PROFISSIONAL TECIDA EM CONEXÃO: PCN em Ação e PCN de Matemática. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/265. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores