UMA HISTÓRIA DO SABER PROFISSIONAL TECIDA EM CONEXÃO: PCN em Ação e PCN de Matemática
Palavras-chave:
saber profissional;, PCN em Ação;, PCN de Matemática;, matemática a ensinar;, matemática para ensinar.Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais - matemática: ensino de primeira a quarta séries. 10 v. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Programa de desenvolvimento profissional continuado. Parâmetros em Ação, v. I. Brasília: MEC/SEF, 1999. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_acao/pcnacao_alf.pdf. Acesso em: 20 set. 2022
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Relatório de Gestão do Exercício de 2000. Brasília: MEC/SEF, 2000a. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/sef00.pdf. Acesso em: 12 jun. 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BURKE, Peter. O que é história do conhecimento? Tradução de. Freire, Cláudia. .São Paulo: Editora UNESP. 2016, 211p.
CHARTIER, Roger. Introdução. Por uma sociologia histórica das práticas culturais. In: _____. A História Cultural entre práticas e representações. Col. Memória e sociedade. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
HOFSTETTER, R. &SCHNEUWLY. B. (2009). Savoirsen (trans)formation – Au cœur des professions de l’enseignement et de la formation.Bruxelles: Éditions De BoeckUniversité.
VALENTE, W. R. História da formação do professor que ensina matemática: etapas de constituição da matemática para ensinar. Revista BOEM, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 10-24, 2022. Disponível em https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/21698. Acesso em 21 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 78 PDF downloads: 55