CONTRIBUIÇÕES DO ACERVO PESSOAL DA PROFESSORA PÓRCIA GUIMARÃES ALVES NO ESTUDO E APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE
Palavras-chave:
Estudo da repetência, História da educação matemática, Acervo PessoalResumo
Dentre as mais diversas fontes que podem ser utilizadas para compor a base de uma pesquisa em história da educação matemática, cabe destacar o uso dos acervos pessoais, de importância inegável e cuja prática de pesquisa é cada vez mais valorizada. Assim sendo, este texto apresenta-se com o objetivo de destacar a relevância da utilização desses arquivos e evidenciar sua contribuição, utilizando-se para tanto do acervo da professora Pórcia Guimarães Alves (1917 – 2005), cuja obra destaca-se pelo uso da avaliação objetiva, pelo estudo da repetência, pelo uso dos sociogramas, além de ser uma das responsáveis pela instalação do Centro de Estudos de Pesquisas Educacionais (CEPE), da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná. Este trabalho, de caráter histórico-documental, terá como conceito norteador o de cultura escolar de Julia (2001) e procurou responder: como o acervo pessoal da professora Pórcia pode ajudar um profissional da educação a compreender muito do que se praticou nos ambientes escolares do passado?
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.
ALVES, Pórcia Guimarães. Contribuição ao estudo da repetência escolar. Curitiba: Tese de concurso à cátedra de Psicologia Educacional na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná, 1961.
ALVES, Pórcia Guimarães. Da fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná. Educar, Curitiba, v. 7, p. 59-77, jan./dez. 1988. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36177. Acesso em: 11 jun. 2023.
BASSINELLO, Ieda; VALENTE, Wagner Rodrigues. A aplicação de testes pedagógicos e psicológicos no período da escola nova: uma aproximação com a matematização da pedagogia. Trilhas Pedagógicas, v. 6, n. 6, Ago. 2016, p. 51-73. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/166367. Acesso em: 21 fev. 2023.
CECÍLIO, Waléria Adriana Gonçalez. Avaliação da matemática escolar: contribuições da pedagogia da escola nova. 2018. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/ handle/123456789/186874. Acesso em: 04 jun. 2023.
CECÍLIO, Waléria Adriana Gonçalez. A matematização da pedagogia: vestígios do cientificismo nas escolas paranaenses. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 22, n. 75, p. 1688 – 1709, out/dez. 2022. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid= S1981-416x2022000401688&script=sciarttext. Acesso em: 04 jun. 2023.
CENTRO REGIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS [correspondência] 15 out. 1957, São Paulo [para] ALVES, Pórcia Guimarães.
DE FARIA REIS, Diogo Alves; AMORIM, Brian Diniz; GOMES, Maria Laura Magalhães. Um arquivo pessoal e suas potencialidades como fonte para a pesquisa em história da educação matemática: O legado de Alda Lodi. In: MARTINS, Maria Ednéia; GARNICA, Antonio Vicente. Sobre interpretação de textos: estudos hermenêuticos em (história da) educação matemática, 202, p. 59-79. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr&id=rxYuEAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT 56&dq=arquivos+pessoais+e+educa%C3%A7%C3%A3o&ots=-GD7 PMQbY3&sig =y6 PiN6SYLF9gjy0W71lLJrKGnaU#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 12 fev. 2023.
DE SOUZA MUNIZ, Maria Zely. O sociograma como elemento auxiliar na educação grupal - Um exemplo vivido no Colégio Nova Friburgo. Curriculum, v. 4, n. 8, p. 17-25, 1965. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/curriculum/article/view/61449. Acesso em: 04 jun. 2023.
DO PRADO, Patrícia dos Santos Dotti. Causas da repetência escolar: contribuições de Pórcia Guimarães Alves ao pensamento educacional brasileiro. Tematicas, v. 30, n. 59, p. 114-143, 2022. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/ article/view/16088. Acesso em: 12 fev. 2023.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação, v. 1, n. 1 [1], p. 9-43, 2001.
RIBEIRO, Alexandra Ferreira Martins; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. Mulheres Paranaenses: Conheça uma pioneira da pedagogia paranaense. Curitiba de Graça, 2020. Disponível em: https://curitibadegraca.com.br/mulheres-paranaenses-conheca-uma-pioneira-da-pedagogia-paranaense/. Acesso em 11 fev. 2023.
SERRA, Liliana Giusti. A importância dos acervos pessoais. INFOhome, 2014. Disponível em: https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=823. Acesso em: 12 fev. 2023.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Documentos de professores como fontes para a história da educação matemática: o Arquivo Pessoal Euclides Roxo-APER. Zetetike, v. 12, n. 1, p. 35-56, 2004. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/ article/view/8646964. Acesso em: 11 fev. 2023.
VALENTE, Wagner Rodrigues. A matematização da pedagogia: tempos de mudança da cultura escolar. Revista Brasileira de História da Educação, v. 16, n. 4, p. 10-31, 2016. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbhe/v16n4/2238-0094-rbhe-16-04-00010.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023.
VAN DEN BERG, Virgínia Anne; MIRANDA, José Vicente AN. Pórcia Guimarães Alves. Educar em Revista, v. 7, n. 7, p. 123-148, 1989. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36181. Acesso em: 19 fev. 2023.
VAZ, Glauber José. A construção dos sociogramas e a teoria dos grafos. Revista brasileira de psicodrama, v. 17, n. 2, p. 67-78, 2009. Disponível em: https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/111. Acesso em: 11 fev. 2023.
VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; RIBEIRO, Alexandra Ferreira Martins. Pórcia: arquivos de vida, formação e atuação. Appris Editora e Livraria Eireli-ME, 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=LFhxDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT7&dq=p%C3%B3rcia+guimar%C3%A3es+alves&ots=u5jJg0XdGW&sig=wBBUtx34xo9M6P8oDZHGHqJZecc#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 19 fev. 2023.
VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; RIBEIRO, Alexandra Ferreira Martins. O arquivo pessoal da professora Pórcia Guimarães Alves (1917-2005): um suporte para a escrita de si. Revista Histedbr on-line, v. 18, n. 2, p. 445-461, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652179. Acesso em: 12 fev. 2023.
XAVIER, Neila Batista; DE MAGALHÃES NETTO, José Francisco; DE LIMA, Dhanielly P. Rodrigues. Relato de um Estudo de Caso: Analisando as Interações dos Alunos por meio de Sociogramas. In: 21°Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, maio, 2015, Manaus – AM. Anais... Manaus, 21º CIAED, 2015, p. 1-10. Disponível em: http://www.abed.org.br/ congresso2015/anais/pdf/BD_137.pdf. Acesso em: 05 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 142 pdf downloads: 47