CONTRIBUIÇÕES DO ACERVO PESSOAL DA PROFESSORA PÓRCIA GUIMARÃES ALVES NO ESTUDO E APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE

Autores

Palavras-chave:

Estudo da repetência, História da educação matemática, Acervo Pessoal

Resumo

Dentre as mais diversas fontes que podem ser utilizadas para compor a base de uma pesquisa em história da educação matemática, cabe destacar o uso dos acervos pessoais, de importância inegável e cuja prática de pesquisa é cada vez mais valorizada. Assim sendo, este texto apresenta-se com o objetivo de destacar a relevância da utilização desses arquivos e evidenciar sua contribuição, utilizando-se para tanto do acervo da professora Pórcia Guimarães Alves (1917 – 2005), cuja obra destaca-se pelo uso da avaliação objetiva, pelo estudo da repetência, pelo uso dos sociogramas, além de ser uma das responsáveis pela instalação do Centro de Estudos de Pesquisas Educacionais (CEPE), da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná. Este trabalho, de caráter histórico-documental, terá como conceito norteador o de cultura escolar de Julia (2001) e procurou responder: como o acervo pessoal da professora Pórcia pode ajudar um profissional da educação a compreender muito do que se praticou nos ambientes escolares do passado?

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Biografia do Autor

Luiz Carlos Palu Junior, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduando em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil.

Waléria Adriana Gonçalez Cecílio, Pontificia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil. 

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Publicado

2023-04-01

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Como Citar

PALU JUNIOR, L. C.; CECÍLIO, W. A. G. CONTRIBUIÇÕES DO ACERVO PESSOAL DA PROFESSORA PÓRCIA GUIMARÃES ALVES NO ESTUDO E APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2023. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/193. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

T1 – Propostas – Projetos em desenvolvimento sem resultados parciais