CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE 1927: conexões com a Ligue Internacionale Pour l’Éducation Nouvelle

Autores

Palavras-chave:

Movimento Internacional da Escola Nova, New Education Felllowship, Transnacionalidade

Resumo

Esta pesquisa é um recorte de uma tese em produção e tem por objetivo investigar, sob a lente teórica da história transnacional, relações entre uma publicação da revista francófona Pour L’Ere Nouvelle (PEN) e o Congresso Nacional de Educação ocorrido em Curitiba no ano de 1927. Para isso, o material empírico se delineia como edições da revista PEN e anais do referido Congresso. Ao realizar as análises, percebe-se que há uma relação entre as ideias circuladas pelas duas fontes analisadas, no sentido de que tanto a LIEN quanto o Brasil se beneficiam com a divulgação, no fim dos trâmites, dos preceitos do Movimento da Escola Nova. Ainda pode-se interpretar esta relação como uma história transnacional, visto que se superou as barreiras geográficas, todavia sem desconsiderar as particularidades nacionais.

O texto completo encontra-se publicado na ACERVO, disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/104

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da rede municipal de ensino de Seara- SC.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Metodologia de Ensino de Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Educação Matemática.

Referências

AZEVEDO, M. L. C. Divertimentos Infantis. In: Anais da I Conferência Nacional de Educação, Curitiba, PR, 1927.

BEECH, J; RABELO, R, S. O conceito de “transferência educacional” na história da educação comparada: continuidades e rupturas. Revista Brasileira de História da Educação [online]. 2013, vol.13, n.02, pp.45-71. ISSN 2238-0094. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2238-00942013000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em 12.out.2020.

BOHÓRQUEZ-MONTOYA, J. P. Transnacionalismo e historia transnacional del trabajo: hacia uma sínteses teórica. Revista Papel Política Bogotá (Colombia), v. 14, n. 1, 273-301, jan/jun. 2009. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/papel/v14n1/v14n1a11.pdf. Acesso em 25.jun.2021.

BREHONY, K. J. A New Education for a new era: the contribution of the conferences of the New Education Fellowship to the disciplinary field of education 1921-1938, Pedagogica Historica, 2004, p. 733-755.

CASTRO, M. H. G. Introdução. In: Anais da I Conferência Nacional de Educação, Curitiba, PR, 1997.

FERREIRA, S. C. I Conferência Nacional de Educação da Associação Brasileira de Educação (ABE, Curitiba, 1927): revendo significados da sua relação com a origem da Escola Nova no Brasil. Revista Educação em Questão, Natal, v. 26, n. 12, p. 69-92, maio/ago. 2006.

FULAS, T. A. A produção e a circulação transnacional de livros em relevo para a educação de cegos (séculos XVIII-XIX). Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.

GOMES, R. Missões Escolares. In: Anais da I Conferência Nacional de Educação, Curitiba, PR, 1927.

HAENGGELI-JENNI, B. Pour l'ere nouvelle: une revue-carrefour entre science et militance (1922-1940) (Tese de Doutorado). Université de Genève, Genebra, 2011.

LESSA, P. Pela Escola Primária. In: Anais da I Conferência Nacional de Educação, Curitiba, PR, 1927.

LOWANDE, W. F. F. A história transnacional e a superação da metanarrativa da modernização. Revista da Teoria da História: Universidade Federal de Goiás, n. 2, v. 20, p. 219-245, ago./dez. 2018.

MACIEL, V. B. O que dizem as revistas goianas sobre as finalidades de ensino da aritmética (1937-1949). In: Anais do XII Seminário Temático: A Constituição dos Saberes elementares Matemáticos: O que dizem as revistas pedagógicas?, v. 10, n. 23.2015, Curitiba, PUC.

MIGNOT, A. C; PIRES, R; L. Entre “Verdadeiros Apóstolos”: Uma Educadora Brasileira no Congès Intermactional D’Éducation Nouvelle (Locarno – 1927). Revista FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 28, n. 54, p. 125-138, jan./abr. 2019.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. O olhar comparativo: Estevão de Oliveira e os grupos escolares em Minas, no Rio e em São Paulo. Revista Brasileira de História da Educação. Dossiê Viagens de educadores, circulação e produção de modelos pedagógicos , v. 10, n. 22, p. 17 -42, jan./abr. 2010.

MORAES, D. A escola nova. In: Anais da I Conferência Nacional de Educação, Curitiba, PR, 1927.

MORAIS, R. S; FERNANDES, F. S.; MEDEIROS, R. G. “A I Conferência Nacional de Educação (Curitiba, 1927) como Possibilidade…”: Três Ensaios para Pensar a História da Educação Matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/6073. Acesso em: 04.jan.2023

MOREIRA, T. O. R. Escola Nova e Educação Musical: um estudo através de imprensa pedagógica no entre-guerras. 2019. 247 f. Tese (Doutorado) - Curso de Escola de Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

PIRES, R. L. Escritas Itinerantes: a Reforma da Instrução Pública do Distrito Federal na revista Pour l’Ère Nouvelle e no Boletim de Educação Pública (1927 1931). Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação- Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2021.

SOUZA, P. R. Apresentação, 1997. In: COSTA, M. J. F. F; SHENA, D. R; SCHMIDT, M. A. (org). I Conferência Nacional de Educação, Curitiba, 1927.

VERA, E. R.; FUCHS, E. Introduction: the transnational in the History of Education. In: FUCHS, E.; VERA, E. R. (Org.). The transnational in the History of Education: concepts and perspectives. Switzerland: Palgrave Macmillan, 2019

VIDAL, D. Cem anos da New Education Fellowship. 2021. . In: RABELO, R. S.; VIDAL, D. G. Escola nova em circuito internacional: cem anos da New Education Fellowship, 1ed. Belo Horizonte [MG]: Fino Traço, 2021, p. 59 – 88.

VIDAL, D. G.; RABELO, R. S. Movimento internacional da Educação Nova: um problema de pesquisa. In: Vidal, D. G., & Rabelo, R. S. (org.). Movimento internacional da Educação Nova. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020.

Publicado

2023-04-13

Métricas


Visualizações do artigo: 102    

Como Citar

SCHNEIDER, C.; COSTA, D. A. da. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE 1927: conexões com a Ligue Internacionale Pour l’Éducation Nouvelle. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–4, 2023. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/178. Acesso em: 3 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>