A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES
apontamentos sobre sua matemática para ensinar
Palavras-chave:
Educação Profissional, Formação de Professores, Matemática IndustrialResumo
Este trabalho tem por objetivo investigar a organização do ensino da Escola Normal de Artes e Ofícios Venceslau Brás com a intenção de identificar indícios de uma matemática para ensinar própria para Educação Profissional. Para tanto, utiliza-se como categoria de análise e interpretação a categoria matemática a ensinar, em que se vai em busca dos saberes matemática objetivados. Esta categoria é uma vetorização da categoria saberes para ensinar, que tem como propósito analisar as ferramentas do trabalho docente e como elas efetivam o ensino. Neste estudo foram analisados decretos relacionados a Escola Normal de Artes e Ofícios Venceslau Brás, bem como, relatórios do Ministério da Agricultura Indústria e Comércio que tratavam desta escola. Como resultados, observou-se que os objetos matemáticos objetivados apontam para a existência de uma matemática para ensinar que deveria fazer parte de formação docente daqueles que atuaram, principalmente, nas Escolas de Aprendizes Artífices.
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