A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES

apontamentos sobre sua matemática para ensinar

Autores/as

Palabras clave:

Educação Profissional, Formação de Professores, Matemática Industrial

Resumen

Este trabalho tem por objetivo investigar a organização do ensino da Escola Normal de Artes e Ofícios Venceslau Brás com a intenção de identificar indícios de uma matemática para ensinar própria para Educação Profissional. Para tanto, utiliza-se como categoria de análise e interpretação a categoria matemática a ensinar, em que se vai em busca dos saberes matemática objetivados. Esta categoria é uma vetorização da categoria saberes para ensinar, que tem como propósito analisar as ferramentas do trabalho docente e como elas efetivam o ensino. Neste estudo foram analisados decretos relacionados a Escola Normal de Artes e Ofícios Venceslau Brás, bem como, relatórios do Ministério da Agricultura Indústria e Comércio que tratavam desta escola. Como resultados, observou-se que os objetos matemáticos objetivados apontam para a existência de uma matemática para ensinar que deveria fazer parte de formação docente daqueles que atuaram, principalmente, nas Escolas de Aprendizes Artífices.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cleber Schaefer Barbaresco, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor associado do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Citas

BARBARESCO, C. S. Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019, 183f.. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194962 Acesso em: 28 mar. 2020.

BARROS, J. A.. Contribuição para o estudo dos “campos disciplinares”. Revista ALPHA. Patos de Minas: UNIPAM, n. 11, pp. 205-216, ago., 2010. Disponível em: https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/issue/view/122 Acesso em: 28 mar. 2020.

BRASIL. Decreto n. 7.566 de 23 de set. 1909. Cria nas Capitais dos Estados da República Escolas de Aprendizes Artífices para o ensino profissional primário e gratuito. 1909a. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116790 . Acesso em: 28 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Relatório das Escolas de Aprendizes Artífices: 1920. Rio de Janeiro: Papelaria e Typographia Villas Boas & C. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182543 . Acesso em: 28 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Relatório das Escolas de Aprendizes Artífices: 1926. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182544. Acesso em: 28 mar. 2020.

BRASIL. Decreto-Lei nº 4.127 de 25 fev. 1942. Estabelece as bases de organização da rede federal de estabelecimentos de ensino industrial. 1942. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4127-25-fevereiro-1942-414123-publicacaooriginal-1-pe.html Acesso em: 28 mar. 2021.

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 11/2012. Dispõe das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10804-pceb011-12-pdf&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 28 mar. 2020.

BRITO, A. J.; MOURA, E. C.. Formação de professores nas escolas Wenceslau Braz e Técnica Nacional: o ensino de matemática. Educação, Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 202-212, maio-ago. 2019. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/33900/18755. Acesso em: 28 mar. 2021

CHARTIER, R.. A história cultural entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Berthand do Brasil,1990. Tradução de: Maria Manuela Galhardo.

CUNHA, L. A.. O ensino de ofício nos primórdios da industrialização. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

DISTRITO FEDERAL. Decreto nº 1.790, de 8 de jan. 1917. Autoriza a creação de uma Escola Normal de Artes e Offícios, mediante as condições que estabelece, e dá outras providência. Rio de Janeiro, 1917. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/663816/6605 Acesso em: 28 mar. 2020.

DISTRITO FEDERAL. Decreto nº 1.283, de 7 de nov. 1918. Dá regulamento a Escola Wencesláo Braz. Rio de Janeiro, 1918. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/663816/7385 Acesso em: 28 mar. 2020.

FONSECA, C. S.. História do ensino industrial. Rio de Janeiro: SENAI/DN/DPEA, v.1, 1986.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B.. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R. VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora da Física, 2017, p. 113 – 172.

LAHIRE, B.. Campo. In: CATANI, A. M.; NOGUEIRA, M. A.; HEY, A. P.; MEDEIROS, C. C. C. (Org.). Vocabulário BOURDIEU. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017, pp. 64-66.

MACIEL, P. C. M.. A Matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): Uma disciplina diferente. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Ciência, Tecnologia e Educação, Rio de Janeiro, 2018, 216f..

MACHADO,_M._H.._Sociologia das Profissões: uma contribuição ao debate teórico. In: MACHADO, Maria Helena (Org.). Profissões de Saúde: uma abordagem sociológica. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1995, pp. 13-33.

SOARES, M. J. As Escolas de Aprendizes Artífices: estrutura e evolução. Fórum Educacional, Rio de Janeiro, v.6, n.2, p. 58 – 92, jul/set, 1982. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/fe/article/view/60628/58869 Acesso em: 23 jan. 2020.

Publicado

2021-05-02

Métricas


Visualizações do artigo: 199     PDF (Português (Brasil)) downloads: 100

Cómo citar

BARBARESCO, C. S.; COSTA, D. A. da. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES: apontamentos sobre sua matemática para ensinar. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/17. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>