A MATEMÁTICA NO ENSINO PROFISSIONAL: um olhar para a Educação Profissional Técnica Agrícola (1954-1962)
Palavras-chave:
Saberes do ensino de matemática, História da educação matemática, Ensino Profissional Técnico AgrícolaResumo
O objetivo desse texto visa apresentar as primeiras delimitações de um projeto de tese, que almeja fomentar estudos pautados no campo da História da educação matemática (Hem), quanto a caracterização dos saberes a ensinar e para ensinar matemática, em estabelecimentos de ensino profissional agrícola. À vista disso, o projeto intenta caracterizar aspectos do ensino da matemática na Escola de Iniciação Agrícola em Santa Catarina, nos anos de 1954 a 1962. Pautados no ferramental teórico-metodológico dos Saberes Profissionais (HOFSTETTER, SCHNEUWLY, 2017) e da Matemática a e para ensinar (VALENTE, 2017). Espera-se, que ao interpretar os indícios relativos à matemática, nos documentos oficiais e em documentos do acervo da escola, seja possível determinar elementos constituintes de uma matemática do ensino profissional agrícola.
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