PROFESSORA RITA E O MARACUJÁ: Uma Dandara no ensino da matemática

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Professoras Negras, Quilombola na Bahia

Resumo

Este Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática, em fase inicial, busca-se visibilizar a trajetória de uma professora negra e leiga que entre as suas atribuições ensinou matemática na comunidade Quilombola denominada Maracujá, no período de 1970 a 1995, pertencente a cidade de Conceição do Coité, Bahia. Na presente fase do estudo, tem-se optado em produzir um diálogo entre as fontes históricas com uma historiografia ‘vista de baixo’, que dá voz aos homens e mulheres pretos, assumindo o protagonismo de suas próprias histórias. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dáfne Silva dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil

Eliene Barbosa Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA/UEFS). Professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Referências

ARAÚJO, R. C. A riqueza do lugar: história da Comunidade Quilombola do Maracujá. 1. ed. Curitiba: Editorial Casa, 2021.

ARAÚJO, R. C. Os diferentes sons do quilombo: a mágica visita da sinfonia concertante. São Paulo: Kitembo "Edições Literárias do Futuro", 2022.

BARRETO, O. M. Martinha: Escrava, esposa e rainha. Conceição do Coité: Nossa Gráfica, 2004.

BARRETO, O. M. Conceição do Coité: Da colonização à emancipação: 1730-1890. Conceição do Coité: Nossa Gráfica, 2007.

CARVALHO, M. C. Coletânea de textos informativos sobre o município de Conceição do Coité. [S.I.:S.N], 2007. (manuscrito disponível na biblioteca do Centro Cultural Ana Rios de Araújo).

LIMA, E. B.; FREIRE, I. A. A. Cadernos com saberes matemáticos: Perspectivas históricas de pesquisas. HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. 78-88, 2017.

LOPES, N. Enciclopédia brasileira da diáspora africana. 4. ed. São Paulo: Selo Negro, 2011.

NEGRO, A. L.; ROCHA, A. C. Roma negra vence Atenas, mas não o enigma brasileiro. História, Ciências, Saúde, Manguinhos/RJ, v. 19, n. 14, p. 1356-1361, dez. 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15326/1/Antonio%20Luigi%20Negro.pdf. Acesso em: 19 out. 2022.

SANTOS, M. S. Entrevista concedida à Dáfne Silva dos Santos. Conceição do Coité, 29 de outubro, 2022.

THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa: A árvore da liberdade. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

Downloads

Publicado

2023-04-01

Métricas


Visualizações do artigo: 155     PDF downloads: 67

Como Citar

SILVA DOS SANTOS, D.; LIMA, E. B. PROFESSORA RITA E O MARACUJÁ: Uma Dandara no ensino da matemática. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–11, 2023. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/207. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

T1 – Propostas – Projetos em desenvolvimento sem resultados parciais