“EXATA – MENTE – NEGRA”: mulheres negras ensinando através do Programa Etnomatemática em interface com os valores civilizatórios afro-brasileiros
Palavras-chave:
Etnomatemática, Mulheres Negras, Valores Civilizatórios Afro-brasileirosResumo
O presente artigo é um recorte da pesquisa da tese de doutorado, em andamento, intitulada com o mesmo nome do presente artigo. Estamos mapeando as produções em Etnomatemática realizadas por mulheres negras. Por meio do acervo coletado e selecionado a partir desse mapeamento, realizam-se estudos do conteúdo, numa ação coletiva docente, para a criação de atividades a serem desenvolvidas com estudantes do Ensino Fundamental. A partir dessas ações, levanta-se o seguinte problema de pesquisa: Utilizando os valores civilizatórios afro-brasileiros como estratégia de ensino, quais contribuições podem ser geradas no ambiente escolar, por meio de práticas pedagógicas desenvolvidas a partir de produções em Etnomatemática realizadas por mulheres negras? Espera-se que o presente estudo gere um produto educacional que favoreça propostas e práticas pedagógicas que sirvam como instrumentos de construção de conhecimentos e habilidades e que os sujeitos se reconheçam como protagonistas dessa construção, considerando a diversidade, apresentando atividades que mostrem a importância do respeito a todos, individualmente.
Downloads
Referências
BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda., 2008.
BRANDÃO, A. P.; TRINDADE, A. L. da; BENEVIDES, R. (org.). A Cor da Cultura – Saberes e fazeres: modos de ver. Rio de Janeiro, Fundação Roberto Marinho, 2006.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações Étnico-Raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC, 2004.
BRASIL. Orientações e Ações para a educação das relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.
D´AMBROSIO, U. O Programa Etnomatemática como uma proposta de reconhecimento de outras formas culturais. Yupana (Santa Fé), v. 2, n. 5, p. 63-71, 2005.
D’AMBROSIO, U. O programa Etnomatemático: Uma síntese. Acta Scientiae, v. 10, n.1, jan./jun.2008.
D’AMBROSIO, U.; ROSA, M. Um diálogo com Ubiratan D’Ambrosio: uma conversa brasileira sobre etnomatemática. In BANDEIRA, F. A.; GONÇALVES, P. G. F. (org.). Etnomatemáticas pelo Brasil: aspectos teóricos, ticas de matema e práticas escolares. Curitiba: Editora CRV, 2016.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
D´AMBROSIO, U. Resenha de História das Ciências no Brasil. Revista de História, Rio de Janeiro, v. 5, p. 1-105, 2010.
D’AMBROSIO, U. A transdisciplinaridade como uma resposta à Sustentabilidade. NUPEAT–IESA–UFG, v.1, n.1, jan./jun., 2011.
GERDES, P. Etnomatemática: cultura, matemática, educação. Maputo: Instituto Superior Pedagógico, 1991.
GERDES, P. A Investigação Etnomatemática como estímulo para a pesquisa matemática. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ETNOMATEMÁTICA, 1., 2000. São Paulo. Anais [...]. São Paulo: FEUSP, 2000.
GERDES, P.. Geometria dos Trançados Bora na Amazônia Peruana. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.
GOMES, N. L.; SILVA, P. B. G. Experiências Étnico-culturais para a formação de professores. Autêntica: Brasília, 2002.
GOMES, N. L. Diversidade étnico-racial e educação no contexto brasileiro: algumas reflexões. In: GOMES, N. L. (org.). Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
PETRUCCI, V. B. C.; BATISTON, R. R. Estratégias de ensino e avaliação de aprendizagem em contabilidade. In: PELEIAS, I. R. (org.) Didática do ensino da contabilidade. São Paulo: Saraiva, 2006.
TRINDADE, A. L. da. Valores Civilizatórios Afro-brasileiros e Educação Infantil: uma contribuição afro-brasileira. In: TRINDADE, A. L. da; BRANDÃO, A. P. (org.). Modos de Brincar: caderno de atividades, saberes e fazeres. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010. (Coleção A Cor da Cultura, v.5)
TRINDADE, A. L. Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros na Educação Infantil. Revista Valores Afro-brasileiros na Educação. 2005a. Disponível em http://gruel.com.br/wp- content/uploads/2011/10/Valores_a...pdf. Acesso em: 2 mar. 2023.
TRINDADE, A. L. da. A formação da imagem da mulher negra na mídia. 2005b. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005b.
TRINDADE, A.L. da (org.). Africanidades brasileiras e educação: salto para o futuro. Rio de Janeiro: TV Escola /MEC, 2013.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 203 pdf downloads: 94