POTÊNCIAS DE UMA COLEÇÃO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Coleção digital, Formação de professores, Acervos escolaresResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre as contribuições de acervos escolares para o ensino de matemática, em particular, da coleção digital de documentos do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha (LM/IE), de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para a investigação, foram considerados registros de oficinas com futuros professores que ensinarão matemática, realizadas no âmbito de projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A atividade na oficina consistia em fazer buscas por documentos na coleção digital. Ao final de cada oficina, os participantes responderam um questionário sobre a atividade. Pela análise das discussões e das respostas ao questionário, constatamos que os acervos escolares podem ser ferramentas de inspiração para o planejamento de aulas de matemática do presente, além de possibilitarem inúmeras reflexões acerca da cultura escolar de outros tempos.
Downloads
Referências
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. p. 134-139.
BONFADA, Elisete Maria. A matemática na formação das professoras normalistas: o Instituto de Educação General Flores da Cunha em tempos de matemática moderna. 2017. 66 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
DALCIN, A. Entre documentos, memórias e pó: o processo de revitalização de um Laboratório de Matemática. In: COSTELLA, R. Z; HOFSTAETTER, A.; STURM, I. N.; UBERTI, L. (Org.). Processos da prática de sala de aula. São Leopoldo: Oikos, 2017. ed. 2, p. 44-55.
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA. Justificativa e objetivo do Laboratório de Matemática. (Tombo 1911 do acervo do LM/IE). Porto Alegre, 1966. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000001911.
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA. [Saias e blusas]. (Tombo 1031 do acervo do LM/IE). Porto Alegre, 19?. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/3611
RIOS, Diogo Franco. Contribuições dos Lugares de Memória para a formação de professores de matemática. Acta Scientiae, v.17, Ed. Especial, p. 5-23, 2015.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Oito temas sobre história da Educação Matemática. Revista Matemática, Ensino e Cultura, Natal, v. 8, n. 12, p. 22-50, 2013.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 130 PDF downloads: 32