FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL
Palavras-chave:
Cálculo Mental, Livro didático, VulgataResumo
O cálculo mental é muito utilizado no dia a dia das pessoas, fazendo que o mesmo se torne alvo de pesquisas de todos os tipos. Sabemos que ao longo da história vários autores escrevem sobre o mesmo, e trazem contribuições sejam metodológicas, históricas ou nas práticas do ensino. O presente texto é uma proposta de pesquisa de mestrado, onde serão analisados livros didáticos de matemática, onde foram encontradas figuras com atividades que aparentam ser semelhantes a uma atividade aplicada em cursos de cálculo mental para professores. O objetivo é buscar aproximações e afastamentos entre tais atividades, com base nos conhecimentos básicos para o cálculo mental e realizar uma investigação sobre o fenômeno de vulgata nas mesmas. Nossa pesquisa tem base na História da Educação matemática (PINTO, 2007; VALENTE 2007, 2008b, 2015; BERTICELLI, 2017) e a metodologia utilizada foi a História Cultural (CHARTIER, 1990).
O texto completo encontra-se publicado na HISTEMAT, disponível em: https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/562
Downloads
Referências
AGUAYO, A. M. Didática da Escola Nova. Tradução: J. B. Penna e A. d’Avila. 8ª ed., Vol. 15. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1935. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116427. Acesso em agosto de 2021.
ALBUQUERQUE, I. de. Metodologia da Matemática. Rio de Janeiro: Conquista, 1951. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134314. Acesso em agosto de 2021.
BACKHEUSER, E. A Aritmética na “Escola Nova” (A nova didática da Aritmética). Rio de Janeiro: Livraria Católica, 1933. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134889. Acesso em agosto de 2021.
BACKHEUSER, E. Como se ensina a Aritmética (fundamento psicopedagógicos). Vol.9. Rio de Janeiro – Porto Alegra – São Paulo: Edição da Livraria do Globo, 1946. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134512. Acesso em agosto de 2021.
BERTICELLI, D. D. Cálculo mental no ensino primário (1950-1970) – um olhar particular para o Paraná. Dissertação (Doutorado em Educação) – Programa de pós-graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180391. Acesso em março de 2018.
BERTICELLI, D. G. D.; SALLA, J. M. Cálculo mental na formação continuada: relato de experiência do curso CalMe Pro. In: LISBÔA, E. S.; MARCOLINO, A. da S. (Org.). E-Book: Desafios formativos no contexto atual. IV Simpósio de Licenciatura em Ciências Exatas e Computação, Palotina-PR: UFPR-Setor Palotina, 2021a. Disponível em: http://slec.ufpr.br/downloads/IV-SLEC-Ebook.pdf. Acesso em janeiro de 2022.
BERTICELLI, D. G. D.; ZANCAN, S. CalMe Pro – Cálculo Mental para Professores. REnCiMa. São Paulo, v.12, n.4, p.1-21, jul./set. 2021. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/download/2982/1620/. Acesso em janeiro de 2022.
BERTICELLI, D. G. D.; ZANCAN, S. Conhecimentos e atividades para potencializar o cálculo mental. Acta Scientiarum, 2023, (no prelo).
BOALER, J. Mentalidade matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2018.
BOALER, J. Mente sem barreiras: as chaves para destravar seu potencial ilimitado de aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2020.
CHARTIER, R. A História Cultural: entre prática e representações. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil S.A., 1990.
CHERVEL, A. A história das disciplinas escolares: reflexão sobre um campo de pesquisa. N.2. Porto Alegre: Teoria e Educação, 1990.
D'AUGUSTINE, C. H. Método modernos para o ensino da matemática. Tradução: Maria Lucia F. E. Peres. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1976.
HUMPHREYS, C.; PARKER, R. Conversas Numéricas: estratégias de cálculo mental para uma compreensão profunda da matemática. Tradução: Sandra Maria Mallmann da Rosa. Porto Alegre: Penso, 2019.
KADING, K. P.; KAPNICK, F.; SCHMIDT, D.; SENFTLEBEN, H. G. Rechne mit – Arbeitshelt – Klasse 2. Volk und Wissen Verlog GmbH, Berlin, 1992.
LEITE, F. E. Arithmetica Preparatoria: methodo brasileiro. São Paulo: Irmãos Ferraz, 1927. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160600. Acesso em agosto de 2021.
MORAIS, R. dos S.; BERTINI, L. de F.; VALENTE, W. R. A matemática no ensino de frações: do século XIX à BNCC. Edição 1ª. Editora Livraria Física, 2021.
PAIS, L. C; FREITAS, J. L. Aspectos Históricos do Ensino do Cálculo Mental na Instrução Primária brasileira (1848-1910). V.17. Ed. Especial. Canoas: Acta Scientiae, 2015. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1458. Acesso em março de 2018.
PARRA, C. Cálculo mental na escola primária. In PARRA, C.; SAIZ, I.; (Org.). Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Tradução: Juan Acuña Llorens. Porto Alegre-RS: Artes Médicas, 1996.
PIAGET, J. Epistemologia genética. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
PINTO, N. B. O fazer histórico-cultural em educação matemática: as lições dos historiadores. ANAIS do VII Seminário de História da Matemática, Guarapuava-PR: Editora da Universidade do Centro-Oeste-UNICENTRO, 2007.
PORTO, R. de A. Ver, Sentir e Descobrir a Aritmética. Rio de Janeiro: Editora Nacional de Direito, 1965. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134151. Acesso em agosto de 2021.
SALLA, J. M. Cálculo mental e computação mental: uma análise epistemológica das concepções. Trabalho de Conclusão de Curso – Licenciatura em Ciências Exatas, Matemática – Universidade Federal do Paraná. Palotina, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/1884/76319. Acesso em março de 2023.
SEMADENSI, Z. Matematyka 1 – Zeszyt 3. WSIP Wydawncictawa Szkolne i Pedagogiczne, 1992.
VALENTE, W. R. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Zetetiké – Cempem – FE – Unicamp – v. 16 – n. 30 – jul./dez. – 2008a.
VALENTE, W. R. Quem somos nós, professores de Matemática? Vol.28, n.74. Campinas: Cad. Cedes, 2008b. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160379. Acesso em janeiro de 2022.
ZANCAN, S. Método líquen: uma proposta para auxiliar o ensino de aritmética nos anos iniciais. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde, Universidade Federal Santa Maria. Santa Maria, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14111. Acesso em março de 2020.
ZANCAN, S.; BERTICELLI, D. G. D. Número do Dia: uma atividade para potencializar o cálculo mental. Revista Internacional das Últimas Pesquisas em Engenharia e Gestão, v. 07, n. 01, p. 01-13, 2023. Disponível em: http://www.ijlrem.org/CurrentIssue.php. Acesso em março de 2023.
ZANCAN, S.; SAUERWEIN, R. A. Método Líquen-Aritmética para os anos iniciais. Vivências, Erechim, v. 13, n. 24, p. 310-321, 2017. Disponível em: http://www2.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_024/artigos/pdf/Artigo_29.pdf. Acesso em março de 2023.
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 71