FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL
Palabras clave:
Cálculo Mental, Livro didático, VulgataResumen
O cálculo mental é muito utilizado no dia a dia das pessoas, fazendo que o mesmo se torne alvo de pesquisas de todos os tipos. Sabemos que ao longo da história vários autores escrevem sobre o mesmo, e trazem contribuições sejam metodológicas, históricas ou nas práticas do ensino. O presente texto é uma proposta de pesquisa de mestrado, onde serão analisados livros didáticos de matemática, onde foram encontradas figuras com atividades que aparentam ser semelhantes a uma atividade aplicada em cursos de cálculo mental para professores. O objetivo é buscar aproximações e afastamentos entre tais atividades, com base nos conhecimentos básicos para o cálculo mental e realizar uma investigação sobre o fenômeno de vulgata nas mesmas. Nossa pesquisa tem base na História da Educação matemática (PINTO, 2007; VALENTE 2007, 2008b, 2015; BERTICELLI, 2017) e a metodologia utilizada foi a História Cultural (CHARTIER, 1990).
O texto completo encontra-se publicado na HISTEMAT, disponível em: https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/562
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Citas
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