PROGRAMA GESTAR
a formação continuada de professores de matemática e entrelaces historiográficos
Palavras-chave:
Gestão da Aprendizagem, Formação Continuada, Formação de ProfessoresResumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento e objetiva identificar sob o viés da história cultural os percursos formativos do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar) na área de matemática, subvenciado sobre a natureza do fazer histórico cultural. O estudo apoia-se nas concepções concebidas por De Certeau (2008), Le Goff (1990), Chartier (1990), Almeida; Pinto (2018) e Silva; Valente (2013), validado pelos documentos oficiais como os cadernos de formação do Gestar e também com os participantes do curso no período de 2001 a 2010. O curso nas duas fases traz aspectos importantes sobre a formação continuada em serviço, destinada aos docentes do ensino fundamental, cujos registros possibilitarão a reconstituição do período da formação continuada, ofertada aos professores de matemática da rede pública de ensino das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L.I.M.V.; PINTO.N.B. Percursos Históricos da Escola Primária em Mato Grosso. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas. n. 4 (2018) p.422-432. Disponível em: <https://revista.pgsskroton.com/index.php/ensino/article/view/6463> Acesso: em: 12 Fev. 2021
BRASIL. Guia Geral do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar I). Brasília, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/img/gestar/guia_gestar.pdf >. Acesso em: 14 de Mar. 2021.
BRASIL. Guia Geral do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar II). Brasília, 2010. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004685.pdf>. Acesso em: 14 Mar. 2021.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. 2. ed. Lisboa: DIFEL, 1990.
CERTEAU, Michael. A Escrita da História. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. Sistema Nacional de Avaliação da Educação básica (SAEB). Relatório Saeb 2001 – Matemática. Brasília, 2002. Disponível em: <http://inep.gov.br/documents/186968/484421/Relat%C3%B3rio+SAEB+2001+-+Matem%C3%A1tica/2abcece2-8582-4800-a263-c37a5d3be9ae?version=1.1>. Acesso em: 25 Mar. 2021.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira História e Educação. n.1, p. 9-43, 2001.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução Bernardo Leitão. Coleção Repertórios Campinas-SP. Editora da UNICAMP, 1990.
RODRIGUES, M.M.; GIÁGIO, M. Guia de Consulta para o Programa de Apoio aos Secretários Municipais de Educação – PRASEM. Brasília: FUNDESCOLA/MEC, 2001.
SILVA, M.C.L; VALENTE. W.R. Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação professores. Revista Educação Matemática e Pesquisa. São Paulo, v.15, Número Especial, p. 857-871, 2013. Disponível em:<https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/viewFile/17750/pdf>. Acesso em: 06 Dez. 2020.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 154 PDF downloads: 146