PROGRAMA GESTAR

a formação continuada de professores de matemática e entrelaces historiográficos

Autores

Palavras-chave:

Gestão da Aprendizagem, Formação Continuada, Formação de Professores

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento e objetiva identificar sob o viés da história cultural os percursos formativos do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar) na área de matemática, subvenciado sobre a natureza do fazer histórico cultural. O estudo apoia-se nas concepções concebidas por De Certeau (2008), Le Goff (1990), Chartier (1990), Almeida; Pinto (2018) e Silva; Valente (2013), validado pelos documentos oficiais como os cadernos de formação do Gestar e também com os participantes do curso no período de 2001 a 2010. O curso nas duas fases traz aspectos importantes sobre a formação continuada em serviço, destinada aos docentes do ensino fundamental, cujos registros possibilitarão a reconstituição do período da formação continuada, ofertada aos professores de matemática da rede pública de ensino das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizaine Vaz Santos, Universidade de Cuiabá

Mestranda do Programa de Pós Graduação de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá/MT (UNIC). Professora da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Universidade de Cuiabá

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Docente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá (UNIC), Mato Grosso, Brasil

Referências

ALMEIDA, L.I.M.V.; PINTO.N.B. Percursos Históricos da Escola Primária em Mato Grosso. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas. n. 4 (2018) p.422-432. Disponível em: <https://revista.pgsskroton.com/index.php/ensino/article/view/6463> Acesso: em: 12 Fev. 2021

BRASIL. Guia Geral do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar I). Brasília, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/img/gestar/guia_gestar.pdf >. Acesso em: 14 de Mar. 2021.

BRASIL. Guia Geral do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar II). Brasília, 2010. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004685.pdf>. Acesso em: 14 Mar. 2021.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. 2. ed. Lisboa: DIFEL, 1990.

CERTEAU, Michael. A Escrita da História. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. Sistema Nacional de Avaliação da Educação básica (SAEB). Relatório Saeb 2001 – Matemática. Brasília, 2002. Disponível em: <http://inep.gov.br/documents/186968/484421/Relat%C3%B3rio+SAEB+2001+-+Matem%C3%A1tica/2abcece2-8582-4800-a263-c37a5d3be9ae?version=1.1>. Acesso em: 25 Mar. 2021.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira História e Educação. n.1, p. 9-43, 2001.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução Bernardo Leitão. Coleção Repertórios Campinas-SP. Editora da UNICAMP, 1990.

RODRIGUES, M.M.; GIÁGIO, M. Guia de Consulta para o Programa de Apoio aos Secretários Municipais de Educação – PRASEM. Brasília: FUNDESCOLA/MEC, 2001.

SILVA, M.C.L; VALENTE. W.R. Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação professores. Revista Educação Matemática e Pesquisa. São Paulo, v.15, Número Especial, p. 857-871, 2013. Disponível em:<https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/viewFile/17750/pdf>. Acesso em: 06 Dez. 2020.

Downloads

Publicado

2021-05-03

Métricas


Visualizações do artigo: 154     PDF downloads: 146

Como Citar

SANTOS, E. V.; ALMEIDA, L. I. M. V. de . PROGRAMA GESTAR: a formação continuada de professores de matemática e entrelaces historiográficos. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/19. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)