UM ESTUDO ACERCA DO ENSINO DA ESTATÍSTICA: gráficos e tabelas abordados nos livros didáticos dos Anos Iniciais

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Gráficos e Tabelas, Estatística, Anos iniciais

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mônica Vicente de Oliveira Cunha, Universidade de Cuiabá

Mestranda do Programa de Pós Graduação de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá/ MT (UNIC). Professora da Rede Municipal de Cuiabá (SME), Cuiabá/MT.

Simone do Nascimento Carvalho, Universidade de Cuiabá

Mestranda do Programa de Pós Graduação de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá/ MT (UNIC). Professora da Rede Estadual de Mato Grosso (SEDUC/MT), Cuiabá/MT.

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Universidade de Cuiabá

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Docente do Programa de

Pós-Graduação de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3973-7408. E-mail: lauraisabelvasc@hotmail.com

Citas

BERNAL, Márcia Maria. Estudo do Objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado. Dissertação (Mestrado) UFSC. Florianópolis: 2004

BRASIL, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental). Brasília: SEF/MEC, 2007.

CENTURIÓN, Marília. Porta Aberta Matemática. Coleção Porta Aberta de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. São Paulo: FTD, 2005.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Estatística para Educação Profissional, 1ª edição. Editora Atlas, 2009

DANTE, Luiz Roberto. Livro Didático de Matemática: Uso ou Abuso? In: Em aberto. Brasília, v.26, n.69, p.52-58, jan/mar. 1996.

FRIOLANI, Luis Cesar. O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em ensino de matemática. PUC/SP, São Paulo, 2007.

OLIVEIRA, Priscila Glauce. Ensino-Aprendizagem de Probabilidade e Estatística: um panorama das dissertações do programa de estudos de pós-graduados em educação matemática. Monografia de Especialista em Educação Matemática – PUC/SP, 2007.

SILVA, C.B. da. Pensamento Estatístico e Raciocínio sobre variação: um estudo com professores de Matemática. 2007. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

VIEIRA, Márcia. Análise Exploratória de Dados: Uma abordagem com alunos do Ensino Médio – PUC/SP, 2008.

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 63     PDF (Português (Brasil)) downloads: 50

Cómo citar

CUNHA, M. V. de O.; CARVALHO, S. do N.; ALMEIDA, L. I. M. V. de. UM ESTUDO ACERCA DO ENSINO DA ESTATÍSTICA: gráficos e tabelas abordados nos livros didáticos dos Anos Iniciais . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–7, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/316. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Artículos más leídos del mismo autor/a