A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS MEDIANTE UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autores/as

Palabras clave:

Educação Matemática, EJA, Formação de Professores, Sequência Didática

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco de Assis Parentes da Silva do Amaral Ferreira, IFMA

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Bacabal, Maranhão, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2645-1566. E-mail: francisco.amaral@ifma.edu.br.

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida , UNIC

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação da PUCPR, Docente da UNIC - Campus Beira Rio I, Docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC, ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3973-7408. E-mail: lauraisabelvasc@hotmail.com.

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. Lisboa: Edições 70, 2002.

BENITES, V. C. Formação de Professores de Matemática: dimensões presentes na relação PIBID e Comunidade de Prática. 2013. 247 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2013.

BRASIL. DECRETO n. 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências. Brasília, DF, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARVALHO, E. S. Sequência Didática: uma proposta para o ensino do conceito de fração. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat), Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2017.

COSTA, D. E. O processo de construção de sequência didática como pro(motor) da Educação Matemática na formação de professores. 2013. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2010.

DALLEMOLE, Joseide Justin. A teoria dos registros de representação semiótica em um

ambiente virtual de aprendizagem: uma proposta metodológica explorando os conceitos de ponto, reta e circunferência no Ensino Médio. 2015. 264 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 32. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 30. ed. São Paulo: Olho d’ Água, 2012.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SEIBERT, Tania Elisa. Aprendizagem Matemática de um jovem com espinha bífida e síndrome. 2014. 398 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2014.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 236     PDF (Português (Brasil)) downloads: 171

Cómo citar

FERREIRA, F. de A. P. da S. do A.; ALMEIDA , L. I. M. V. de. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS MEDIANTE UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/300. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Artículos más leídos del mismo autor/a