AS PESQUISAS SOBRE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NO BRASIL E A RELAÇÃO COM A FRANÇA

Autores/as

Palabras clave:

História da educação matemática, Didática da Matemática, Educação Matemática, Didactique des Mathématiques, brasil, frança, campos, campos disciplinares

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sidnéia Almeida Silva, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência (UNIFESP), mestra em Educação em Ciências e Matemática (UESC), especialista em Práticas Assertivas em Didática da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (IFRN), licenciada em Matemática com Enfoque em Informática (UESB).

Luciane de Fatima Bertini, Docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Pós- doutorado na Université de Limoges, doutora em Educação (UFSCar), mestra em Educação (UFSCar), Licenciatura em Matemática (UFSCar).

Citas

ANTUNES, Francieli Cristina A; MERLI, Renato F.; NOGUEIRA, Clélia Maria I. A construção da Didática da Matemática na França e sua influência sobre as pesquisas brasileiras. XIII ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática), p. 1-16, 2019.

BERTINI, L. F.; SILVA, S. A. Elementos de caracterização da expertise em educação (matemática) no Brasil, 1890-1920. Caminhos da Educação Matemática em Revista, 2023. No prelo.

BESSOT, Annie. Panorama dos Quadros Teóricos da Didática da Matemática na França. LOPES, Frederico J. A (trad.) (1994). Disponível em: https://www.fredlopes.com.br/arquivos/traducoes/didatica_da_matematica/pan.pdf. Acesso em 13 de mar. De 2024.

BOURDIEU, P. Le champ scientifique. Actes de Ia Recherche en Sciences Sociales, n. 2/3, jun. 1976, p. 88-104. Tradução de Paula Montero.

BOURDIEU, Pierre. Science de la science et réflexivité. Cours du Collège de France. Paris: Raisons d’Agir Éditions, 2001.

BRITTAR et al. Proposta de criação do GT Diática da Matemática. 2015. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/files/solicitacao_gt14.pdf. Acesso em 18 de fev. 2024.

BRUM, Mariza de Andrade. Tendência Pedagógica na Educação Matemática Escolar: segundo estudos de Fiorentini. Escola de Inverno de Educação Matemática: 1º ENCONTRO NACIONAL PIBID–Matemática, 2012. Disponível em: http://w3.ufsm.br/ceem/eiemat/Anais/arquivos/CC/CC_Brum_Mariza.pdf. Acesso em 13 de mar. De 2024.

FIORENTINI, Dário; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

HOFFMANN, Yohana T. Entre teses e grupos de pesquisas em história da educação matemática no Brasil: seus habitus e estilos de pensamento. Tese - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235729. Acesso em: 13 mar. 2024.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernarde. A (ir)resistível institucionalização dos Experts em educação. Tradução: Wagner Rodrigues Valente. São Paulo: Livraria da Física, 2021. p. 15-38.

HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner R. (Orgs). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

KILPATRICK, Jeremy. Fincando Estacas: Uma Tentativa de Demarcar A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico. ZETETIKÉ/UNICAMP, Faculdade de Educação, Revista do Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação Matemática. v. 4, n. 5, pág. 99-120, 1996.

MACHADO, Cláudia Rejane. Teorias de pesquisa em educação matemática: a influência dos franceses. Disponıvel em: http://www. mat. ufrgs. br/∼ vclotilde/disciplinas/pesquisa/CLAUDIA FRANCESES. DOC. pdf. Acesso em, v. 10, n. 05, 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/download/54294732/didatica_da_matemtica__francesa.pdf. Acesso em: 13 mar. 2024.

PAIS, Luiz Carlos. Didática da matemática: Uma análise da influência francesa. Autêntica Editora, 2019.

SILVA, S. A.; GOMES, L. P. S.; SILVA, M. R. I. S. da. Ensino de Geometria e Movimento da Matemática Moderna: uma análise de histórias produzidas nas pesquisas acadêmicas. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 128–150, 2021. DOI: 10.30612/tangram.v4i3.13288. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13288. Acesso em: 13 mar. 2024.

SILVA, Sidnéia A. O Brasil na década de 1990: tensões na elaboração dos PCN de matemática. Anais... VII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Matemática (VII CIHEM). No prelo.

SILVA, Sidnéia A. O Brasil na década de 1990: tensões na elaboração dos PCN de matemática. VII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Matemática (CIHEM). Costa Rica, 2023. No prelo.

SILVA, Sidnéia A., BERTINI, Luciane de F. A constituição do campo profissional da docência e o Expert: aproximações com a noção de campo na perspectiva de Pierre Bourdieu. Anais do IX Congresso Acadêmico Unifesp 2023: universidade na (re)construção da nação. p. 33. Guarulhos, 2023a. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68602.

SILVA, Sidnéia A., BERTINI, Luciane de F. Experts e a constituição do campo profissional da docência: aproximações com a noção de campo na perspectiva de Pierre Bourdieu. XV EPEM – Encontro Paulista de Educação Matemática. Guaratinguetá, 2023b. No prelo.

SILVA, Sidnéia A., BERTINI, Luciane de F. Pierre Bourdieu e a noção de campo: discussões sobre o campo profissional da docência e o expert. Seminário Temático Internacional, 1(1), 1–14, Santos, 2023c. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/182. Acesso 05 de fev. 2024.

SILVA, Sidnéia A., BERTINI, Luciane de F. Tensões entre os campos disciplinares e o campo profissional da docência: saberes do ensino e da formação de professores que ensinam matemática nas décadas de 1970, 1980 e 1990. Anais da 12th conference will take place in São Paulo. Diadema, 2023d. No prelo.

SOARES, Narciso N.; CARVALHO, Maria Inez S. S. Didática da Matemática Francesa: implicações na formação em exercício de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Anais do XII CIAEM, Recife (2011).

TARDIF, M. Prefácio. In: VALENTE, W. R. Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: Saberes em debate para a Formação de Professores. 1ª ed. São Paulo: Livraria da Física, 2020.

VALENTE, Wagner R. (Org.) Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. São Paulo: L F Editorial, 2020.

VALENTE, Wagner Rodrigues. METZ, Lauro Igor. A era dos Currículos e a Matemática, 1980-2000. In: MORAIS, Rosilda dos Santos; PINTO, Neuza Bertoni. Matemática do ensino. Por uma história do saber profissional, 1960-2000. Coleção Educação & Saúde. Volume 2. 2023. 180p.

Publicado

2024-04-24

Métricas


Visualizações do artigo: 73     PDF (Português (Brasil)) downloads: 67

Cómo citar

SILVA, S. A.; BERTINI, L. de F. AS PESQUISAS SOBRE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NO BRASIL E A RELAÇÃO COM A FRANÇA. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–9, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/358. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores