NUMERAÇÃO ENSINADA NO 1º ANO DO CURSO PRIMÁRIO COMPLEMENTAR: análise das tarefas escolares de 1961 a 1962
Palavras-chave:
História da educação matemática, Matemática Ensinada, Tarefa EscolarDownloads
Referências
BÚRIGO, E. Z. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos nos anos 60. 1989. 286 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1989.
CHERVEL, A. La culture scolaire: une approche historique. Histoire de l’éducation. Paris: Belin, 1998.
GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GVIRTZ, S.; LARRONDO, M. Os cadernos de classe como fonte primária de pesquisa: alcances e limites teóricos e metodológicos para sua abordagem. In: MIGNOT, A. C. V. (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. p. 35-48.
HÉBRARD, J. Por uma bibliografia material das escritas ordinárias: o espaço gráfico do caderno escolar (França – Séculos XIX e XX). Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, n. 1, p. 115-141, jan./jun. 2001.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.
LE GOFF, J. História e memória. São Paulo: Editora da Unicamp, 2013.
ORUÊ G. R. V.; BERTINI, L. F. Cadernos escolares e categorias para investigação da matemática ensinada. ACERVO – Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, São Paulo, v. 6, p.1-15, 2024.
PERES, E. Cadernos escolares como fonte e objeto da História da Educação. In: RIOS, D. F.; BÚRIGO, E. Z.; FISCHER, M. C. B.; VALENTE, W. R. (org.). Cadernos escolares e a escrita da história da educação matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 17-61.
SANTA CATARINA. Decreto-lei nº 298 de 18 de novembro de 1946. Expede a Lei Orgânica do Ensino Primário. 1946a.
SANTA CATARINA. Decreto nº 3.732 de 12 de dezembro de 1946. Expede o programa para os estabelecimentos de ensino primário do Estado de Santa Catarina. 1946b.
SAVIANI, D. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2013.
VIEIRA, A. M. D. P.; FISCHER, V. R. C. A aritmética nos cadernos de classe do ensino primário dos Hornburg (1950-1968). REVEMAT – Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 148-162, 2017.
VIÑAO, A. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: MIGNOT, A. C. V. (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. p. 15-33.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 29 PDF downloads: 27